sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Notícia: Prefeitura de Laje do Muriaé - RJ abre seleção com vagas de nível médio e superior

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJE DO MURIAÉ

EDITAL No 1/2013

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

A Prefeitura Municipal de Laje do Muriaé - RJ, torna público que no período de 15 de agosto de 2013 a 26 de agosto de 2013, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº001/2013, Mediante Inscrição, Análise Curricular e Títulos, tendo em vista o atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público da Secretaria Municipal de Esporte para fins de seleção de pessoal visando provimento de vagas para o programa Terceiro Tempo, para os cargos temporários de Coordenador Geral (curso superior em Educação Física); Técnico Administrativo (segundo grau completo); Coordenador de núcleo( curso superior em Educação Física); Monitor de Atividades Esportivas(estudante de curso superior
em Educação Física).
 O Processo Seletivo será executado sob a responsabilidade da Comissão Organizadora da Prefeitura. O edital completo estará disponível a partir do dia 15 de agosto de 2013 na Secretaria Municipal de Administração de Laje do Muriaé, sito à Rua Praça 01 de maio - s/n, centro. Laje do Muriaé - RJ, no horário das 10:00h as 17:00h e no diário oficial dos municípios.


http://site.pciconcursos.com.br/arquivo/1221635.pdf

Prefeitura implanta formação integral em toda a rede municipal de ensino

No dia 12 de agosto, a Prefeitura de Búzios inaugurou um modelo de gestão educacional inédito no país, oferecendo um projeto de formação integral em todas as escolas municipais buzianas. Da creche ao Ensino Médio, os estudantes passarão a estudar em período integral, com aulas regulares e oficinas sócio-educativas, que objetivam garantir um desenvolvimento abrangente do estudante, integrando as suas faculdades cognitiva, afetiva, corporal e emocional, de forma a reforçar a aprendizagem e noções de cidadania. 


De acordo com a coordenadora da Formação Integral da Secretaria de Educação de Búzios, Débora Castells, as oficinas não são obrigatórias para todos os estudantes, nem determinantes para que os alunos sejam aprovados. A aprovação continua condicionada às aulas regulares, embora, segundo destacou a coordenadora, as oficinas tenham como objetivo, além do desenvolvimento do estudante enquanto cidadão, meta de ser um complemento no processo ensino-aprendizagem em caráter lúdico. Todas as aulas das oficinas acontecerão no contra-turno (horários diferentes das aulas regulares), pela manhã, à tarde e à noite, iniciando às 7h30 e se estendendo até às 22h.

“O objetivo não é lazer, mas formação esportiva, social e cultural complementar às aulas regulares. Esperamos melhorar a leitura, o raciocínio lógico e as atitudes (as operações matemáticas) dos alunos. Estas aulas vão acontecer no contra-turno, seguindo o modelo que foi implantando no INEFI e que vem dando ótimos resultados. Búzios está implantando um projeto inédito, pois é o único município que passa a oferecer a formação integral em todas as unidades escolares, com o modelo oficinas ministradas por Educadores Sociais. Em todo o país, quando há este tipo de gestão, acontece em uma ou duas escolas ou em alguns dias da semana. Nós estamos oferecendo em todas as escolas e creches e durante toda a semana, inclusive, também no INEFI, as oficinas serão realizadas todos os dias”, explicou ela. 

A abertura oficial da formação integral no segundo semestre do ano letivo de 2013 se deu no dia 2 de agosto, durante encontro no INEFI, com a presença do Secretário de Educação, Claudio Mendonça, da Secretária Adjunta, Deisemar Gonçalves, da coordenadora da Formação Integral, Débora Castells e demais membros da equipe técnica da pasta. Na ocasião, os educadores oficiais foram orientados sobre a primeira etapa do projeto que consiste no planejamento das aulas e visita às unidades em que estarão desenvolvendo o trabalho. 

Os educadores foram escolhidos por meio de seleção ocorrida a partir de editais publicados em abril. Com o processo em conclusão, os oficineiros educadores sociais passam pela etapa final de treinamento seleção, de forma que possam atender, didaticamente, ao tema das aulas. Ao todo, serão oferecidas 52 oficinas nas 20 unidades escolares municipais, além da Escola Estadual João de Oliveira Botas. Há oficinas de Cultura Popular, Educação Ambiental, Teatro, Arte Gráfica, Xadrez, TV e Vídeo, Fotografia, Rádio, Culinária, Surf, Slack Line, Ética e Cidadania, Capoeira, Leitura e Contação de Histórias, Pintura e Circo, dentre outras. Os horários e dias das aulas foram distribuídos após diagnóstico feito pela Secretaria de Educação, junto aos alunos, para avaliar a demanda para cada tema de oficina. O cronograma pode ser obtido nas próprias unidades escolares ou na Secretaria de Educação, por meio dos números: (22) 2623-4393 e 2623-3057.
Fonte: http://www.buzios.rj.gov.br

Greve de professores no Rio de Janeiro chega ao oitavo dia

A greve dos professores das redes de escolas públicas do estado e da capital completa nesta sexta (16) oito dias no Rio de Janeiro. De acordo com a Seeduc (Secretaria Estadual de Educação), nenhum aluno está sendo prejudicado, pois a adesão é pequena. Segundo os dados oficiais, apenas 225 profissionais não estão comparecendo às instituições de ensino. A rede estadual tem 75 mil professores.
Já a prefeitura do Rio criou um grupo de trabalho para estudar e elaborar o plano de cargos, carreiras e remunerações dos servidores da educação, conforme decisão publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira.



Professores municipais fazem protesto no Rio8 fotos

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Por volta das 12h30, professores começaram a se dirigir à sede da prefeitura em passeata. Os manifestantes fizeram uma assembleia na manhã de hoje (14), no Largo do Machado, e decidiram caminhar até o palácio para tentar uma audiência com o prefeito Eduardo Paes. Segundo a PM, havia cerca de 800 manifestantes no local. A manifestação acabou por volta das 15h, segundo o Centro de Operações Rio Leia maisReynaldo Vasconcelos/Futura Press
Os servidores reivindicam aumento salarial, melhoria nas condições de trabalho e um plano de carreira unificado. Neste ano, o governo do estado concedeu reajuste de 8% e benefícios para a categoria, mas os professores pedem um aumento de 19%, devido às perdas salariais nos últimos anos.
Em nota, a Seeduc disse que está aplicando falta aos servidores que não estão comparecendo às escolas e informou que, ao completar dez dias de paralisação, o governo pode encaminhar o processo de demissão dos professores faltosos à Secretaria de Planejamento e Gestão.
A coordenadora do Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), Wilia Alcântara, informou que a categoria tem uma reunião agendada para a próxima segunda-feira (19) com o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, para discutir a ameaça de demissão.
"Nós sinalizamos que estava errado colocar o código 30 [falta]. A greve é legítima, foi decretada em assembleia. O sindicato informou ao governo sobre a assembleia. Portanto, não cabe demissão. A greve é um direito do trabalhador".
De acordo com a coordenadora, os professores irão ao Palácio Guanabara, sede do governo estadual, no bairro de Laranjeiras, zona sul do Rio, na tarde de hoje (16), para tentar uma audiência. "Nós esperamos que alguém nos receba para nos dar uma informação oficial", disse a sindicalista.
Ainda segundo Wilia Alcântara, a Seeduc alega que o sindicato não informou que os professores poderiam entrar em greve, "mesmo sabendo de todas as assembleias que foram feitas pela categoria". Ela disse também que a pauta dos professores "não foi atendida em vários pontos".
Até a publicação desta matéria, a Secretaria Municipal de Educação não havia respondido à solicitação da reportagem sobre a posição do município com relação à greve dos professores.

Fonte http://educacao.uol.com.br

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Em Cabo Frio, Chefe de gabinete recebe alunos de escola

Na manhã desta terça-feira (13/8), o chefe de Gabinete da Prefeitura de Cabo Frio, Dirlei Pereira, recebeu cerca de 50 alunos da Escola Municipal Teixeira e Souza, na Boca do Mato. Os alunos amanheceram o dia protestando por benefícios na unidade escolar.

Eles reivindicam uma série de melhorias, dentre elas a reforma da quadra esportiva que se encontra abandonada há muitos anos. Ainda relataram que uma criança chegou a se ferir enquanto fazia uma atividade física na escola, no ano passado.

Acompanhados por apenas alguns responsáveis, os estudantes foram recepcionados no auditório da Prefeitura e ouvidos pelo chefe de Gabinete, que se comprometeu a urgentemente resolver alguns dos problemas, salientando a importância de conversar com a secretaria de Educação para saber que obras podem começar sem prejudicar o ano letivo dos alunos.

 - Vamos conversar com nossos engenheiros.  Se for possível, começaremos logo. Senão, nas férias tudo será feito – explicou Dirlei Pereira.

Problema começou a ser sanado no mesmo dia
Na parte da tarde, através de um telefonema, foi informado à chefia de Gabinete que as obras de reforma da escola já começaram. Para assegurar o direito de estudar das crianças e resolver todos os problemas na escola, Dirlei Pereira se comprometeu a fazer uma visita, com a presença do secretário de Obras, Paulo Castro e da secretária de Educação, professora Elenice Martins, na segunda-feira (19/8), pela manhã, para acompanhar o início das reformas.

Surpreso com o protesto pacífico e organizado, com cartazes confeccionados e sem nenhum tipo de tumulto, Dirlei Pereira parabenizou os estudantes.

- Vocês hoje deram exemplo de cidadania, tiveram a atitude de “gente grande” – elogiou.

Fonte PMCF

Prefeito de Rio das Ostras começa série de encontros com alunos

Foto do prefeito Sabino falando na reunião do Conselho Municipal de Segurança ao lado de autoridades

Começou nesta quinta-feira, 15, uma série de encontros semanais promovidos pela gestão municipal com os alunos da rede pública. O objetivo do prefeito Sabino é ouvir as demandas dos estudantes, apontando direções para as ações do governo. A primeira reunião aconteceu com os estudantes da Escola Estadual Municipalizada Fazenda da Praia, no Mar do Norte. 

Realizar obras de reparo e instalação de mais ventiladores foram algumas das reivindicações feitas pelos cerca de 20 alunos. O encontro aconteceu no gabinete com a presença ainda do diretor da unidade escolar, Ary Silva Junior, e da vice-diretora Valéria Almeida da Silva. 

O prefeito Sabino solicitou ao secretário de Obras, Wayner Fajardo, uma visita técnica à unidade de ensino, para identificação e atendimento das necessidades urgentes. 

O chefe do Executivo disse que essa visita tem muita importância para o bom desempenho da sua administração. Segundo ele, só assim é possível conhecer de perto os anseios dos estudantes e da sociedade. Destacou que é importante também que os alunos saibam que a Escola é um bem público, mantido com o imposto pago pela comunidade, e que deve ser preservado. 

“A sociedade deve entender que a destruição de um bem público reflete na própria população. Pois o conserto gera gastos, e esses recursos poderiam ser aplicados em melhorias em outras áreas”, disse. 

A proposta da Administração Municipal é dar autonomia às unidades de ensino para gestão dos recursos aplicados na escola, o que permite ainda maior fiscalização da sociedade. 

NOVA SEDE - Sabino deu outra boa notícia aos alunos, anunciando que a Prefeitura vai construir uma nova sede para a Escola Fazenda da Praia. As atuais instalações são antigas, com 40 anos de existência. A proposta do município é fazer uma escola moderna, atendendo os avanços tecnológicos. 

A representante de turma, Thalita Freitas, que cursa o nono ano do Ensino Fundamental, aproveitou a oportunidade para agradecer ao prefeito o Reforço Escolar, principalmente para os estudantes que estão concluindo esse ciclo de ensino. 

De acordo com o diretor Ary Silva Junior, a escola atualmente conta com 440 estudantes entre Ensino Fundamental de primeiro e segundo segmentos e a escola vem se destacando na rede. “No início desse ano seis alunos foram classificados no processo de seleção do Instituto Federal Fluminense – IFF, o que nos honra muito. Sem contar que muitos jovens vêm se destacando nas atividades esportivas,” concluiu.

Fonte Prefeitura de Rio das Ostras

Funemac lança editais de seleção para bolsas de estudo



Foto:A Fundação Educacional de Macaé (Funemac) abre inscrições a partir desta terça-feira (13) para a seleção de alunos para Monitoria, Extensão, Iniciação Científica e Bolsa Auxílio 2013. As inscrições podem ser feitas até o dia 23. As Bolsas Auxílio e Monitoria são destinadas aos alunos matriculados nos cursos de graduação das instituições de ensino superior fixadas na Cidade Universitária.


Já as bolsas de Iniciação Científica e Extensão são destinadas aos alunos matriculados nos cursos de graduação das instituições de ensino superior públicas fixadas no município de Macaé.

A Bolsa Auxílio é destinada aos alunos com comprovada dificuldade socioeconômica, garantindo sua permanência no ensino superior, e será aprovada pela Comissão de Concessão de Bolsas da Funemac. As bolsas serão disponibilizadas, no valor de R$ 420,00 (quatrocentos e vinte reais), pelo período de setembro de 2013 a fevereiro de 2014, conforme discriminado no edital.

O apoio e a concessão de bolsas a projetos de Monitoria são voltados para professores da Cidade Universitária, que se encontrem no efetivo exercício das suas funções, em cursos de graduação das instituições de ensino superior fixadas no mesmo local. A bolsa é válida pelo período de 1º de setembro a 31 de dezembro de 2013. O objetivo é apoiar, por meio de concessão de bolsas, atividades acadêmicas de natureza complementar, fundamentadas na iniciação à docência e facultadas aos estudantes regularmente matriculados nos cursos da Cidade Universitária.

As Bolsas de Extensão também são voltadas para os professores que se encontrem no efetivo exercício das suas funções, em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior públicas, fixadas no município de Macaé e que possuam disponibilidade de carga horária para orientar os alunos bolsistas. As bolsas são válidas pelo período de 1º de setembro de 2013 a 28 de fevereiro de 2014.

As Bolsas de Iniciação Científica visam apoiar, por meio de concessão de auxílio financeiro, o desenvolvimento de novos projetos, bem como projetos já em desenvolvimento, a fim de estimular a vocação científica e incitar a formação de novos pesquisadores, contribuindo para a consolidação de áreas de pesquisa, nas instituições contempladas. O período de validade vai de 1º de setembro de 2013 a 28 de fevereiro de 2014. As bolsas são direcionadas aos professores que se encontrem no efetivo exercício das suas funções, em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior públicas, fixadas no município de Macaé e que possuam disponibilidade e carga horária para orientarem os alunos bolsistas.

Acesse abaixo os editais de cada processo de seleção na íntegra:


Serviço:
Fundação Educacional de Macaé - Funemac

Superintendência Acadêmica

Rua Aloísio da Silva Gomes, 50 – Granja dos Cavaleiros – Cidade Universitária - Macaé – RJ CEP: 27930-560.

Fone: (22) 2796.2500 / 2796.2526 / 2796.2507

e-mail: superacademia.funemac@gmail.com 

Fonte: Equipe Secom da P. M. de Macaé

Jornal escolar ajuda a ampliar interesse por textos literários

Interessada em mudar o cenário da falta de interesse dos estudantes pelos textos literários trabalhados nos livros didáticos, a professora Márcia Timidati Raimundo, de Diamantino, Mato Grosso, desenvolve, desde 2004, o projeto Jornal da Turma. A proposta da professora da Escola Estadual Irmã Lucinda Facchini é a construção de uma ponte entre aluno e professor capaz de fornecer instrumentos para que os jovens percebam a leitura como uma necessidade e um prazer.

“Ler é uma atividade que exige habilidade de fazer perguntas a um texto, buscar respostas e saber onde encontrá-las. Nesse contexto, ler seria dialogar com o texto, no sentido mais amplo possível”, diz Márcia, que leciona língua portuguesa a alunos do nono ano do ensino fundamental (oitava série). Na visão da professora, a produção de um jornal pode levar os alunos a desenvolver não só o intelecto, mas a competência e as habilidades necessárias em situações que envolvam a linguagem verbal. Ela acredita ainda que a atividade contribui para capacitar os estudantes a produzir e interpretar diferentes textos.

O projeto de montagem, criação e edição do jornal é desenvolvido de agosto a outubro. Depois de pronto, ele fica exposto em painéis para ser visto e lido por todos na escola e pelos familiares dos alunos. A publicação tem várias seções, como notícias culturais e esportivas, curiosidades, moda, culinária e editorial. “Esperado e aguardado por todos, o jornal já é tradição na escola”, destaca Márcia. Para ela, essa é uma forma diferente de se produzir leitura, que usa a criatividade e desenvolve o senso critico e a cidadania. Um dos resultados alcançados é a mudança de comportamento dos alunos nas aulas de língua portuguesa. “Principalmente, quanto ao interesse e participação”, esclarece. 

Com graduação em pedagogia e em letras anglo-portuguesas e especialização em psicopedagogia e no método Montessori-Lubienska, Márcia desenvolve outras atividades relacionadas à leitura, como elaboração de diálogos e participação em grupos de produção de texto, nos quais os alunos cantam, fazem mímica e dramatizações. Os estudantes também leem os blogues da escola e da professora e publicam atividades no facebook. 

Segundo Márcia, que está no magistério há 24 anos, o trabalho nunca acaba e vai sempre se repetindo. “Corrigem-se as falhas, cria-se um novo formato, mexe-se aqui e ali, e vamos sempre em busca do aprendizado, o nosso e o de nossos alunos.”

fONTE   Fátima Schenini-MEC

Campo das necessidades- Formação Continuada

Professores das áreas rurais carecem de formação para lidar com a já sabida especificidade das salas multisseriadas


No início de julho, o MEC instituiu a Escola da Terra, ação do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) que oferece formação continuada aos professores que atuam em escolas no campo e em comunidades quilombolas. A ideia é oferecer um curso com carga mínima de 180 horas a docentes que lecionam nessas áreas, especificamente nos anos iniciais do ensino fundamental e, sobretudo, para as turmas multisseriadas. Essa descrição, publicada no Diário Oficial da União, faz perguntar o porquê desse foco. Do total de escolas do campo (76.229), 71,37% (54.405) têm salas com estudantes de diversas séries, que somam 22% (1.384.654) das matrículas totais do campo (6.293.885), segundo o Censo Escolar Inep 2011. O desafio hoje é similar ao de seis anos atrás, quando 70% dessas instituições eram multisseriadas.

Ainda de acordo com o Censo Escolar, atualmente existem 342.845 professores no campo. Desse total, apenas 53,23% (182.526) possuem o ensino superior. Mas, por enquanto, são 7,5 mil vagas de formação continuada do programa Escola da Terra previstas para 2013. Ou seja, a princípio, o projeto pode atender 4,1% do conjunto de docentes do campo com formação universitária.
Neste ano, as vagas serão distribuídas por sete universidades federais, segundo a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC. E, para ser instituída em uma cidade ou estado, a formação continuada da Escola da Terra depende da adesão das secretarias estaduais ou municipais de Educação por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec).
Licenciaturas
Para os 160.319 professores sem ensino superior que atuam no campo, ou 46,76% desse conjunto, foram abertas neste ano 4.865 vagas presenciais de licenciatura em universidades e institutos federais das cinco regiões do Brasil. Ou seja, as vagas atenderão 3% dos docentes que ainda atuam sem formação universitária. Até 2015, a meta é abrir um total de 15 mil vagas pelo Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), o que significa atender 9,35% dos educadores sem licenciatura.
Um dado do EducaCenso 2007, em um relatório do Observatório da Equidade, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), mostra que, à época, dos 311.025 professores da Educação Básica no campo, 57,1% (177.595) deles não tinham cursado faculdade.
Mesmo com essa pequena melhora, é importante ressaltar que hoje, do total de 160.319 docentes do campo sem formação superior, ainda existem 4.127(2,5%) que apenas cursaram o ensino fundamental.

Fonte revista educação uol.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Em 2012, houve quase 54 mil faltas de professores sem dar explicação

Outros 893 mil professores justificaram a falta por motivo de doença, e 94,5% do total de professores tiveram, pelo menos, uma ausência em 2012




Milhares de alunos ficam sem aulas todos os dias porque o professor não apareceu. As faltas nas duas maiores redes públicas do país cresceu nos últimos anos.
E o mais preocupante é a quantidade de faltas sem justificativa.
No ano passado, foram mais de 50 mil faltas sem justificativa. E quase 900 mil por motivos de saúde. Isso é pior para os alunos porque cada vez que o número de faltas de professor aumenta um ponto percentual, as notas de português caem 14 pontos e as de matemática despencam 16.
Nem sempre a saída da escola é animada. A cena é bem diferente quando os meninos precisam voltar mais cedo para casa porque o professor faltou.
“Costumam reclamar que o professor faltou e quando vem o professor não está, a gente tem que levar embora a criança. Aí é atrapalhado. O problema é que não tem um professor substituto, né”, declara Débora Vitiello, comerciária.
“A professora do meu filho falta. Semana passada ela faltou porque o filho dela estava doente. Isso atrapalha um pouco, né”, diz Elaine Santos, gerente de restaurante.
Em três anos o número de faltas na rede pública de ensino do município de São Paulo cresceu 20%. O pior é que aumentou consideravelmente a quantidade de ausências sem justificativas, aquelas em que o professor não foi à escola porque não foi mesmo. Nesses casos, as faltas subiram 68% de 2009 a 2012.
Só no ano passado foram quase 54 mil faltas sem explicação, e mais de 893 mil por motivo de doença; 94,5% do total de professores tiveram, pelo menos, uma ausência em 2012.
Na rede pública estadual, pelos dados da Secretaria, aconteceu o contrário: houve redução na quantidade de educadores com faltas. Caiu 18,5% nos últimos três anos. 
Na rede estadual do Rio de Janeiro, o número de faltosos é de seis mil, em média, ao mês. Cerca de 10% do total de professores.
Muitas faltas são por problemas de saúde. Para essas situações, as secretarias ou já têm programas específicos ou estão organizando mutirões de atendimento, caso do município de São Paulo.
Mas e as ausências sem razão? Para uma educadora são vários fatores que levam o professor a deixar de ir dar aula, e todos estão ligados à estrutura de ensino e à valorização profissional.
“A jornada de trabalho, dada a precariedade do valor do salário que ele recebe, tem substantivamente levado a um desânimo, a uma certa precariedade, a uma depressão em relação ao empenho que ele tem que ter e ao mesmo tempo à qualidade do trabalho que ele não consegue desenvolver em uma classe superlotada. O professor precisa ser respeitado e precisa ter um salário digno”, diz Maria Stela Graciane, professora Universitária e membro do Conselho Est. dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O Sindicato dos Professores da cidade de São Paulo destaca que a média das faltas está abaixo do permitido pela legislação e que a ausência que mais cresce diz respeito às faltas para tratamento de saúde.
A Secretaria Estadual do Rio de Janeiro ressalta que paga o melhor salário entre as redes estaduais do país e que está analisando a questão das faltas não justificadas.

fonte: G1

Câmara aprova 75% dos royalties para educação e 25% para saúde

  • Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
    Sessão da Câmara dos Deputados que aprovou projeto de lei que destina os royalties para a educação
    Sessão da Câmara dos Deputados que aprovou projeto de lei que destina os royalties para a educação
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14) o projeto de lei que destina os royalties do petróleo para educação e saúde (PL 323/07). A votação garante a destinação de 75% dos royalties do petróleo para educação e 25% para a saúde. Além disso, o texto prevê que 50% de todos os recursos do Fundo Social do pré-sal sejam destinados para os dois setores.

A educação e a saúde vão melhorar com o dinheiro dos royalties?

Resultado parcial
O projeto segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff. 
O projeto de lei começou a ser votado na Câmara em julho, mas a falta de consenso sobre os recursos do Fundo Social e destaques no texto adiou a decisão para agosto.
A votação rápida aconteceu após umacordo feito em reunião entre os líderes da base, o presidente da Câmara e os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, na manhã de hoje.
A contrapartida exigida pelo governo para a aprovação da proposta foi a retirada de um dispositivo do texto que fixava em, no mínimo, 60% o percentual de óleo excedente da União previsto nos contratos de partilha, ou seja, de exploração do pré-sal. 
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Saiba quais são as 20 metas do PNE para a educação até 202020 fotos

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Meta 20 - Financiamento: Ampliar o investimento público em educação de forma a atingir, no mínimo, o equivalente a 10% do PIB (Produto Interno Bruto) ao final do decênio Leia mais Antonio Cruz/ABr
O argumento do governo foi o de que o edital de licitação do Campo de Libra, na camada pré-sal da Bacia de Santos, já estabelece em 40% o excedente mínimo da União. A alteração poderia causar problemas para o leilão, que acontecerá em outubro
O texto da Câmara aprovado prevê que a medida valha para o petróleo de poços que entrem em operação comercial depois de 3 de dezembro de 2012. 

Por 15 anos

O acordo de lideranças prevê também uma nova lei para diminuir o fluxo de dinheiro do Fundo Social do pré-sal para esses setores no médio e longo prazo. A ideia é que, em um horizonte de tempo mais largo (cerca de 15 anos), os rendimentos obtidos pelo fundo sejam suficientes para cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (10% do PIB em educação) e da saúde.
"Como nós não temos recursos nos próximos quatro, cinco anos, imediatamente nós vamos apresentar uma proposta que garanta que no inicio seja o principal do fundo [social do pré-sal], em seguida o rendimento. [Isso vai] combinar as duas coisas: mais recursos no curto prazo mas preservar a médio e longo prazo a ideia do fundo social, para dar estabilidade para a economia, para ter recursos para as futuras gerações", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, após a reunião de lideranças.
Até essa mudança, ficará valendo a aplicação de 50% do capital principal do fundo em educação, até que se cumpra a meta do PNE, e em saúde, como determinar regulamento posterior.
O governo defendia a aplicação obrigatória de 50% dos rendimentos do fundo em saúde e educação, o que ocorrerá a partir da nova lei, em médio e longo prazo.
* Com informações de Camila Campanerut e da Agência Câmara
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Estudantes protestam em Brasília por 100% dos royalties para educação14 fotos

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27.jun.2013 - Estudantes marcharam até o Congresso Nacional em protesto nesta quinta-feira. A marcha terminou no espelho d"água em frente ao Congresso. A manifestação, liderada pela UNE (União Nacional de Estudantes) e pela UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas), pede 10% do PIB pra educação e 100% dos royalties do petróleo para o setor. Os estudantes querem também o passe livre estudantil Leia mais Pedro Ladeira/Folhapres
FONTE ORIGINAL: UOL