quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Presidente Dilma oferece a prefeitos creches e pré-escolas




A presidente Dilma Rousseff anunciará na semana que vem, em novo encontro com prefeitos a abertura de novas inscrições para municípios de todo o país solicitarem a construção de creches, pré-escolas e quadras esportivas. A medida faz parte da promessa da presidente de entregar pelo menos 6 mil creches até o fim de 2014, quando termina o seu mandato.





Esta proposta foi lançada governo Lula. O MEC admite o problema de lentidão das prefeituras em construções de creches e pré-escolas,  e deverá finalizar, nas próximas semanas, uma licitação para construção das unidades em menos tempo, com a utilização de estruturas pré-montadas.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, diz que será possível reduzir o prazo de construção dos atuais 18 meses para 6 meses, agilizando o programa. Nos dois primeiros anos do governo Dilma, o MEC firmou contratos com prefeituras para erguer 3.016 unidades, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O número de creches já concluídas, porém, não passa de algumas dezenas. Considerando as unidades contratadas ainda no governo Lula, foram entregues 728 na atual gestão. Em 2013, está prevista a assinatura de 1,5 mil novos contratos.

— Dependemos fundamentalmente da gestão das prefeituras — diz Mercadante.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/educacao/dilma-oferece-prefeitos-creches-pre-escolas-7373847.html#ixzz2IpJZSEMG

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Brasileiro está a um passo de se tornar o melhor professor dos Estados Unidos.

O brasileiro Alexandre Lopes foi selecionado um dos quatro finalistas escolhidos entre todos os estados norte-americanos para concorrer ao titulo de “Melhor Professor do Ano” dos EUA. A decisão sai daqui a três meses.

Os demais candidatos são professores do colegial nas áreas de exatas, inglês e música nos estados de Washington, Maryland e New Hampshire.

O brasileiro, único finalista professor de jardim de infância, desenvolveu um programa de inclusão que já abocanhou os prêmios de “Melhor Professor do Ano” do condado de Miami-Dade, em março, e do estado da Flórida.


Alexandre Lopes com alguns de seus alunos na escola Carol City Elementary. Foto de Carla Guarilha. egenda

Agora, o petropolitano pode se tornar o maior representante de educação dos Estados Unidos da América.

O prêmio “National Teacher of the Year” ou Melhor Professor do Ano Nacional, foi constituído em 1952 e é o mais tradicional e respeitado na área de educação aqui.

Será entregue ao finalista em abril pelas mãos do Presidente Barack Obama numa cerimônia na Casa Branca, sede do governo americano.

Nesta entrevista exclusiva ao Direto de Miami, Alexandre Lopes conta como conquistou o título estadual, como sua vida mudou no último ano desde que se tornou o “Embaixador da Educação” da Flórida e onde quer chegar.


Alexandre Lopes é finalista para Melhor Professor do Ano dos Estados Unidos em 2013 from Chris Delboni on Vimeo.

ENTREVISTA:

Direto de Miami: Como o título de Melhor Professor do Ano da Flórida transformou sua vida?

Alexandre Lopes: É tanta mudança que é difícil saber por onde começar. Me tornei um palestrante, e em três meses, já fui o palestrante principal para um público de 300 pessoas em eventos que reúnem estudantes, catedráticos, políticos e pessoas influentes na área de educação, às vezes até mesmo da economia local. Há menos de um ano, meu público eram meus alunos de 3, 4, 5 anos de idade. Me surpreende que as pessoas queiram me escutar – escutar o que eu tenho a dizer. Fico feliz de ter me tornado uma pessoa capaz de motivar os outros, de inspirar os outros a encontrarem dentro deles o que eles tem de melhor para o mundo educacional e o mundo em geral.

DM: Qual sua mensagem principal?

AL: Sou um imigrante que vim para os Estados Unidos aos 26 anos de idade, aprendi o inglês, que não é minha língua materna. Acho que isso tem um poder muito grande, porque fala para os imigrantes deste país, dos Estados Unidos, cujos filhos estão agora também na escola e em busca do sonho americano, fala para os americanos em si que estão educando os filhos de imigrantes. Como imigrante, como latino, ter vencido, é uma mensagem muito importante.


Em sua casa em Miami, com seus troféus ao lado. Foto de Carla Guarilha.

DM: Quem era o Alexandre antes dessa premiação e quem é o Alexandre hoje?

AL: Eu sinto que cresci muito. O que me deixava feliz era trabalhar com crianças de 3 a 5 anos de idade, num sistema de inclusão total, numa área onde meus alunos eram imigrantes, minorias étnicas e raciais, estudantes com autismo em um sistema sem preconceitos. Terminei meu mestrado, estava fazendo o doutorado e trabalhava com projetos para desenvolver a qualidade de ensino. Mas eu não era uma pessoa pública. Agora represento o Departamento de Educação da Flórida. O meu título de “Embaixador para Educação” é regido pela lei do estado da Flórida.

DM: O senhor parece lidar muito bem com essa sua nova condição de pessoa pública. Como chegou intimamente a essa maturidade?

AL: Acho que é importante que as pessoas vejam que eu lutei para chegar onde estou, não só profissionalmente mas como pessoa. Eu fiz um processo terapêutico com a [psicóloga brasileira] Rosane Wechsler aqui em Miami e foi muito bom. Através de um processo de autoconhecimento, ela fez com que eu deixasse de lado incertezas e inseguranças e tivesse confiança com relação às minhas decisões e vontade de vencer, não só de uma maneira pessoal como também de forma profissional. Eu aprendi a aceitar minhas diferenças.

DM: Hoje sua voz está transformando muita coisa na área de educação.

AL: Acho que minhas ideias são um pouco inovadoras – mas a maneira pela qual eu as exponho, eu as expresso, faz com que as pessoas não se sintam intimidadas por elas.


Alexandre escorrega com seus alunos no "playground" da escola. Foto de Carla Guarilha.

DM: O que o senhor acha que trouxe na sua trajetória de vida para chegar nesse momento?

AL: Eu vou a luta. Não gosto de escutar quando as pessoas falam, ‘você é uma pessoa inteligente’. Você pode ser a pessoa mais inteligente do mundo, mas se você não faz seu dever de casa, você não vai chegar em lugar algum.

DM: Inclusão seria uma palavra para descrevê-lo?

AL: Seria uma inclusão gerada através de uma aceitação social. Minha luta é de uma aceitação social. Todas as pessoas tem seu potencial único e que bom que é único. O que aconteceria se não houvesse polêmica e ideias diferentes das nossas? Será que cresceríamos? Acho que é isso, uma aceitação social, total e irrestrita para que as pessoas acreditem em si, gostem de si e cheguem ao seu potencial, seja ele qual for.


A aluna de Alexandre foi correndo lhe dar um abraço assim que o viu. Foto de Carla Guarilha.

DM: E foi isso que os membros do comitê de seleção da Florida viram no senhor e acha que podem ver na decisão final do titulo de professor do ano de todo o país?

AL: Acho que eles viram em mim uma pessoa capaz de inspirar nos outros e de motivar os outros a buscarem o sonho americano através da educação.

DM: E agora? Qual o futuro do Professor do Ano da Flórida de 2013, e quem sabe dos Estados Unidos?

AL: Já tive convites de filiar-me à universidades, e estou fazendo um malabarismo para terminar o doutorado o mais rápido possível. Se quiser posso voltar para sala de aula. Mas não sei se seria exatamente aonde eu faria a maior diferença. Eu já esperao me tornaria um professor universitário, trabalhando com pesquisas e ensinando a outras pessoas o que levou a tornar-me professor do ano. Me vejo como um mediador de ideias. Acredito nas minhas ideias mas estou sempre aberto a escutar as ideias dos outros.

DM: Sete palavras para descrever um professor de sucesso:

AL: Eduque-se, informe-se, acredite-se, ame-se, apaixone-se, entregue-se e libere-se.

DM: Qual o segredo do seu sucesso?

AL: Muito esforço, auto-aceitação e amor ao próximo.




 Fonte na íntegra : Por Chris Delboni | Coluna Direto de Miami (http://colunistas.ig.com.br/diretodemiami)
Fotos de Carla Guarilha

Programs e Recursos Federais que o Município de Rio das Ostras recebe


O município de Rio das Ostras recebe recursos do Ministério da Educação por meio de programas realizados nas  ações do  Plano de Desenvolvimento da Educação-  PDE .

O municípo é responsável formalmente pela Educação Básica até o 9º ano do Ensino Fundamental.  Uma atribuição que faz dele um  ente federativo parceiro direto do Ministério da Educação na aplicação  de suas políticas e programas: da formação de professores à construção de infraestruturas, do livro didático à alimentação escolar, do transporte à biblioteca na escola. Por meio do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o Ministério da Educação oferece ao município programas que atendem as necessidades e condições para uma educação pública de qualidade. Os recursos federais são repassados aos municípios, que, ao aderirem às ações do PDE, assumem a tarefa de aplicá-los corretamente e de cumprir as metas de qualidade para a educação pública brasileira, medidas pelo Ideb.*

Veja abaixo os programas que o Município de Rio das Ostras participa, conforme informado pelo painel informativo do MEC- o SIMEC:

  • Acordo de Gratuidade com Sistema S
  • Brasil Alfabetizado
  • Caminho da Escola
  • Censo da Educação Básica
  • Censo da Educação Superior
  • Escola Acessível
  • FIES
  • Mais Educação
  • PDDE
  • PDE-Escola
  •  PNAE
  • PNATE
  • PNBE
  • PNLA e PNLD EJA
  • PNLD
  • PNLEM
  • ProInfância
  • PROINFO Integrado - Infraestrutura
  • Prova Brasil
  • Rede Federal de Educação Superior/REUNI
  • Sala de Recursos Multifuncionais
  •  Sistema UAB Universidade Aberta do Brasil 
Acompanhe nossas publicações semanais em que iremos detalhar cada ação e atribuição dos referidos programas, e como cada um deles chega as escolas e, de forma geral à população.

Fonte: www.mec.gov.br

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Prefeitura de Macaé apresenta propostas para a Educação Infantil

A Prefeitura de Macaé por meio da Secretaria de Educação, em reunião com Educadores e Gestores, apresentou as novas propostas e plano de metas para a Educação Infantil.
"A equipe de gestão da Educação Infantil atuará integrada às demais subsecretarias de Educação. Por isso, passará a contar com o apoio do quadro dos Contadores de Histórias, do Programa de Leitura e da Equipe Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem, vinculados ao Ensino Fundamental, além da equipe da Educação Integral.

Ainda durante o encontro, foi anunciada a ampliação do número de orientadores educacionais, pedagogos, professores orientadores e supervisores na rede. Também foram divulgadas as oficinas que serão oferecidas para gestores das unidades de ensino, professores e auxiliares, na segunda semana de fevereiro em três escolas, reforçando a formação continuada como uma das prioridades."


Fonte: http://www.macae.rj.gov.br/semed/leitura

Programa Saúde na Escola - PSE- adesão dos municípios

O Programa Saúde na Escola - PSE instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286/2007, surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde, realizadas pelas Equipes de Saúde e educação de forma integrada.


 De acordo com o decreto as diretrizes e objetivos do PSE evidenciam uma proposta multidisciplinar e, se propõe a ser um novo desenho da política de educação em saúde que:

trata a saúde e educação de forma integral e como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos;
• permite a progressiva ampliação das ações executadas pelos sistemas de saúde e educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens e à educação em saúde;
• promove a articulação de saberes, a participação de alunos, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política.
*

A implementação do Programa Saúde na Escola prevê a realização de diversas ações articuladas pelas equipes de saúde e de educação com o objetivo de garantir atenção à saúde e educação integral para os estudantes da rede básica de ensino. Para facilitar a execução das ações, o programa foi organizado em cinco componentes.
Rio das Ostras, enquanto governo municipal, já fez adesão ao programa e está elaborando por meio da Secretaria de Educação, ações estratégicas a fim de implementá-las na Rede Pública em conjunto com as escolas mumnicipais.

 O Município de Macaé aderiu ao Programa e iniciou um plano estratégico a fim de promover ações em que  as Escolas sejam promotoras de Saúde. Outras perspectivas do governo municipal são promover ações, que possam incentivar campanhas ligadas às condições ambientais e de relação na comunidade escolar, favorecendo a área da saúde, segurança e bem- estar.**

 É importante lembrar que cada uma das ações deve ser desenvolvida na escola de modo mais articulado possível, aproximando e integrando os profissionais entre si, com os estudantes e a comunidade.

Fontes: http://dab.saude.gov.br/programa_saude_na_escola.php*
http://www.macae.rj.gov.br/semed/leitura/noticia**



Estudantes do ensino médio da rede pública terão livro digital a partir de 2015


O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) abre hoje (21) o período para inscrições de obras destinadas a alunos e professores do ensino médio da rede pública.

As editoras também tem a oportunidade de  a partir de agora inscrever livros digitais – cujo acesso pode ser feito em computadores ou em tablets.


As editoras poderão  apresentar obras multimídia, que reúnam livro impresso e digital. A versão digital deve ter o mesmo conteúdo do material impresso e incluir objetos educacionais digitais, como vídeos, animações, simuladores, imagens, jogos e textos, entre outros, para auxiliar na aprendizagem. Será permitida a apresentação de obras somente na versão impressa para viabilizar a participação das editoras que ainda não dominam as novas tecnologias.*


 Conforme publicado pelo MEC , a aquisição inicial está prevista para 2015, com previsão de   aproximadamente 80 milhões de exemplares para atender mais de 7 milhões de alunos.

  Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php *

domingo, 20 de janeiro de 2013

Escolas de Macaé receberão palestras contra uso do cerol

A Prefeitura de Macaé realizará palestras nas escolas contra uso do cerol



 A Guarda Municipal da Prefeitura de Macaé, através da  Ronda Preventiva Escolar (Rope) desenvolverá ciclo de palestras nas escolas da rede pública, orientando crianças e adolescentes quanto aos riscos que o uso da linha com cerol traz para a sociedade.

" Os guardas alertam os alunos que o cerol coloca em risco a vida de outra pessoa, especialmente de motociclistas, e também orientam que os pais não podem permitir o uso do cerol por seus filhos, por tratar-se de substância perigosa, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente."


O trabalho será desenvolvido em parceria com a secretaria de Educação, uma grande campanha da Prefeitura de Macaé contra o cerol.
  "A Prefeitura e a Polícia Militar estão intensificando a fiscalização das motos que trafegarem sem a antena de proteção contra cerol. Num primeiro momento, a ação visa orientar os motociclistas sobre a obrigatoriedade da instalação do acessório que pode prevenir acidentes, conforme resolução 356 do Contran que está em vigor desde agosto de 2012."

fonte: http://www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/prefeitura-de-macae-fara-palestras-nas-escolas-contra-uso-do-cerol