quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Jornal escolar ajuda a ampliar interesse por textos literários

Interessada em mudar o cenário da falta de interesse dos estudantes pelos textos literários trabalhados nos livros didáticos, a professora Márcia Timidati Raimundo, de Diamantino, Mato Grosso, desenvolve, desde 2004, o projeto Jornal da Turma. A proposta da professora da Escola Estadual Irmã Lucinda Facchini é a construção de uma ponte entre aluno e professor capaz de fornecer instrumentos para que os jovens percebam a leitura como uma necessidade e um prazer.

“Ler é uma atividade que exige habilidade de fazer perguntas a um texto, buscar respostas e saber onde encontrá-las. Nesse contexto, ler seria dialogar com o texto, no sentido mais amplo possível”, diz Márcia, que leciona língua portuguesa a alunos do nono ano do ensino fundamental (oitava série). Na visão da professora, a produção de um jornal pode levar os alunos a desenvolver não só o intelecto, mas a competência e as habilidades necessárias em situações que envolvam a linguagem verbal. Ela acredita ainda que a atividade contribui para capacitar os estudantes a produzir e interpretar diferentes textos.

O projeto de montagem, criação e edição do jornal é desenvolvido de agosto a outubro. Depois de pronto, ele fica exposto em painéis para ser visto e lido por todos na escola e pelos familiares dos alunos. A publicação tem várias seções, como notícias culturais e esportivas, curiosidades, moda, culinária e editorial. “Esperado e aguardado por todos, o jornal já é tradição na escola”, destaca Márcia. Para ela, essa é uma forma diferente de se produzir leitura, que usa a criatividade e desenvolve o senso critico e a cidadania. Um dos resultados alcançados é a mudança de comportamento dos alunos nas aulas de língua portuguesa. “Principalmente, quanto ao interesse e participação”, esclarece. 

Com graduação em pedagogia e em letras anglo-portuguesas e especialização em psicopedagogia e no método Montessori-Lubienska, Márcia desenvolve outras atividades relacionadas à leitura, como elaboração de diálogos e participação em grupos de produção de texto, nos quais os alunos cantam, fazem mímica e dramatizações. Os estudantes também leem os blogues da escola e da professora e publicam atividades no facebook. 

Segundo Márcia, que está no magistério há 24 anos, o trabalho nunca acaba e vai sempre se repetindo. “Corrigem-se as falhas, cria-se um novo formato, mexe-se aqui e ali, e vamos sempre em busca do aprendizado, o nosso e o de nossos alunos.”

fONTE   Fátima Schenini-MEC

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