sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Prefeitura implanta formação integral em toda a rede municipal de ensino

No dia 12 de agosto, a Prefeitura de Búzios inaugurou um modelo de gestão educacional inédito no país, oferecendo um projeto de formação integral em todas as escolas municipais buzianas. Da creche ao Ensino Médio, os estudantes passarão a estudar em período integral, com aulas regulares e oficinas sócio-educativas, que objetivam garantir um desenvolvimento abrangente do estudante, integrando as suas faculdades cognitiva, afetiva, corporal e emocional, de forma a reforçar a aprendizagem e noções de cidadania. 


De acordo com a coordenadora da Formação Integral da Secretaria de Educação de Búzios, Débora Castells, as oficinas não são obrigatórias para todos os estudantes, nem determinantes para que os alunos sejam aprovados. A aprovação continua condicionada às aulas regulares, embora, segundo destacou a coordenadora, as oficinas tenham como objetivo, além do desenvolvimento do estudante enquanto cidadão, meta de ser um complemento no processo ensino-aprendizagem em caráter lúdico. Todas as aulas das oficinas acontecerão no contra-turno (horários diferentes das aulas regulares), pela manhã, à tarde e à noite, iniciando às 7h30 e se estendendo até às 22h.

“O objetivo não é lazer, mas formação esportiva, social e cultural complementar às aulas regulares. Esperamos melhorar a leitura, o raciocínio lógico e as atitudes (as operações matemáticas) dos alunos. Estas aulas vão acontecer no contra-turno, seguindo o modelo que foi implantando no INEFI e que vem dando ótimos resultados. Búzios está implantando um projeto inédito, pois é o único município que passa a oferecer a formação integral em todas as unidades escolares, com o modelo oficinas ministradas por Educadores Sociais. Em todo o país, quando há este tipo de gestão, acontece em uma ou duas escolas ou em alguns dias da semana. Nós estamos oferecendo em todas as escolas e creches e durante toda a semana, inclusive, também no INEFI, as oficinas serão realizadas todos os dias”, explicou ela. 

A abertura oficial da formação integral no segundo semestre do ano letivo de 2013 se deu no dia 2 de agosto, durante encontro no INEFI, com a presença do Secretário de Educação, Claudio Mendonça, da Secretária Adjunta, Deisemar Gonçalves, da coordenadora da Formação Integral, Débora Castells e demais membros da equipe técnica da pasta. Na ocasião, os educadores oficiais foram orientados sobre a primeira etapa do projeto que consiste no planejamento das aulas e visita às unidades em que estarão desenvolvendo o trabalho. 

Os educadores foram escolhidos por meio de seleção ocorrida a partir de editais publicados em abril. Com o processo em conclusão, os oficineiros educadores sociais passam pela etapa final de treinamento seleção, de forma que possam atender, didaticamente, ao tema das aulas. Ao todo, serão oferecidas 52 oficinas nas 20 unidades escolares municipais, além da Escola Estadual João de Oliveira Botas. Há oficinas de Cultura Popular, Educação Ambiental, Teatro, Arte Gráfica, Xadrez, TV e Vídeo, Fotografia, Rádio, Culinária, Surf, Slack Line, Ética e Cidadania, Capoeira, Leitura e Contação de Histórias, Pintura e Circo, dentre outras. Os horários e dias das aulas foram distribuídos após diagnóstico feito pela Secretaria de Educação, junto aos alunos, para avaliar a demanda para cada tema de oficina. O cronograma pode ser obtido nas próprias unidades escolares ou na Secretaria de Educação, por meio dos números: (22) 2623-4393 e 2623-3057.
Fonte: http://www.buzios.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário