quarta-feira, 10 de abril de 2013

Reforma Ortográfica



Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Em vigor no Brasil desde 1º de janeiro de 2009, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi proposto inicialmente em 1990, quando foi assinado em Lisboa (Portugal). Por meio dele, busca-se a unificação do idioma na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste (último país a aderir).
No Brasil, o acordo foi aprovado em 1995, pelo Decreto Legislativo nº 54. Apesar de ter sido proposto há mais de uma década, só entrou em vigor recentemente porque aguardava a ratificação de Portugal, o que ocorreu em 2008. Embora a grafia passe a ser unificada, a pronúncia e o vocabulário não mudarão. 
Foi determinado prazo até 2013 para que os brasileiros absorvessem todas as mudanças que, enfim, tornariam-se normas obrigatórias a partir deste ano. Mas este prazo foi estendido pelo governo brasileiro até 2016. 
O Portal Brasil disponibiliza um conversor que mostra e explica como a palavra deve ser escrita, de acordo com a nova regra.
Clique aqui para acessar o conversor ortográfico.
Portal Brasil.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário