sábado, 6 de abril de 2013

Sistema de avaliação do Governo do Estado é adotado na rede municipal

Foi lançado na manhã desta segunda-feira (dia 1º) para diretores das 105 unidades da rede municipal de ensino o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerjinho) 2013. A aplicação quer analisar o desempenho dos alunos dos 5º e 9º anos de escolaridade da rede pública de ensino nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A primeira etapa do Saerjinho está prevista para acontecer no dia 16 de abril em 53 escolas municipais.



Foto: Guga Malheiros                                                                                                                                                                                   Aplicação quer analisar o desempenho dos alunos dos 5º e 9º anos de escolaridade
Ao todo, 1.553 alunos de 50 turmas do 9º ano de escolaridade serão avaliados e 2.843 alunos de 111 turmas do 5º ano também farão a avaliação. Ainda não há data de divulgação dos resultados. Os dirigentes das unidades escolares receberam orientações específicas da coordenadoria de Avaliação do Norte Fluminense.

O Saerjinho vai abranger quatro modelos de provas diferentes para as turmas dos 5º e 9º anos. Na região, a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro foi aderida por Macaé, São Francisco do Itabapoana, Cambuci, Conceição de Macabu e São Fidélis.

Com a adesão ao sistema de avaliação, a intenção da Prefeitura de Macaé é permitir um melhor planejamento pedagógico voltado para as competências básicas e também reforçar a qualidade de ensino dos que apresentam defasagem de idade e série. Além disso, a parceria entre os governos municipal e estadual segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 

O Saerjinho irá substituir a Provinha Macaé, no entanto, a rede municipal contará ainda com a aplicação da Prova Brasil. Para aderir ao Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro – SAERJ, Macaé reforçou o compromisso de adotar as Orientações Curriculares para os anos iniciais do Ensino Fundamental e o Currículo Mínimo para os anos finais do Ensino Fundamental. A finalidade é traçar um diagnóstico detalhado de tudo o que os alunos aprenderam ou deixaram de aprender naquele período para posteriormente traçar mecanismos pedagógicos.
Jornalista: Joice Trindade-Macaé

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