sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cultura promove III Feira do Livro de Cabo Frio


Histórias, romances, conhecimentos gerais, ciências sociais. Estes, entre outros temas, farão parte do cotidiano de quem passar pela Praça Porto Rocha e de São Cristóvão. A partir do dia 25 de fevereiro até o dia 24 de março a secretaria de Cultura de Cabo Frio, por meio da Biblioteca Municipal Walter Nogueira (BMWN), promove a III Feira do Livro que vai contar com 10 estandes, em cada uma das praças citadas, com diversos autores e editoras congregadas a Associação Brasileira de Livros (ABL).

Produzida pela Prefeitura de Cabo Frio em parceria com a ABL, a Feira vai funcionar diariamente, inclusive finais de semana, de 9h às 20h, e os estandes terão livros sobre assuntos variados como literatura geral e infanto-juvenil, psicologia, direito, sociologia, religião, história. Além dos temas gerais, na Praça Porto Rocha moradores e visitantes terão a oportunidade de conhecerem ou de aprofundarem o saber sobre as obras de diversos autores cabofrienses.

Para isso, a Biblioteca Municipal marca presença na Feira com um box apenas para escritores locais, como Célio Guimarães, Mari Damasceno, Rose Fernandes, Wolney Teixeira, Luiz Carlos Silveira, Walter Bessa, Paulo Orlando, Tony Fonseca, entre outros. Pedagoga e diretora da Biblioteca Municipal, Norma Santos acredita que a Feira do Livro destaca a importância da leitura:

- Muitos são os atrativos deste evento, como os preços diferenciados, a variedade de assuntos, além de ser muito importante para incentivar o gosto pela leitura em jovens e adultos – disse Norma, acrescentando que o preço de muitos livros varia de R$ 5 a R$ 15, além de os lançamentos também serem vendidos a valores populares.

Simultaneamente à Feira do Livro, também funcionará a Tenda de Livros & Contos em frente a Praça do Teatro Municipal da cidade, no mesmo período e horários da Feira do Livro. O objetivo da Tenda, de acordo com os organizadores, é promover a contação de estórias e brincadeiras, entre outros, sempre com temas infanto-juvenis e, assim, aproximar as crianças para o universo encantador da leitura.

SERVIÇO
Feira do Livro
Praça Porto Rocha – Centro
Praça de São Cristóvão – São Cristóvão
Funcionamento: de domingo a domingo, das 9h às 20h

Tenda Livros e Contos
Em frente à Praça do Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb
Algodoal
Funcionamento: de domingo a domingo, das 9h às 20h


Fonte:  http://www.cabofrio.rj.gov.br- Nicia Carvalho

Após início do ano letivo, escolas de Araruama, RJ, estão fechadas

Prefeitura da cidade adiou o início do ano letivo da rede pública.
Fotos mostram mau estado de banheiros, brinquedos e piscina.




Em Araruama, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, das 43 escolas públicas do município, 19 foram vistoriadas e e sete unidades estão fechadas, e 1359 alunos estão sem aulas. A Prefeitura da cidade adiou o início do ano letivo porque muitos prédios escolares estão sem condições de receber os estudantes.

A equipe do RJ InterTV 1ª Edição conseguiu fotos de algumas escolas. Nelas é possível ver banheiros sem porta e piscina sem manutenção que pode ser um criadouro do mosquito da dengue. Os brinquedos estão destruídos e as grades danificadas oferecem riscos para os estudantes.

As fotos mostradas na reportagem foram enviadas pela prefeitura e tiradas numa inspeção feita em janeiro. Dos 19 imóveis fechados, cinco são creches e 14 são escolas. Por enquanto, nenhum imóvel passa por reformas, logo não há previsão de retorno às aulas os estudantes.


Fonte: http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/plantao.html#2

Aulas de escola municipal de Rio das Ostras são transferidas para CIEP


Prédio é demolido durante férias por não respeitar padrões do MEC.
Enquanto nova escola não é construída, serão instalados módulos.



Os alunos da escola Fany Batista Esteves de Rio das Ostras, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, serão transferidos para o CIEP Mestre Marçal por 40 dias. A decisão foi tomada porque a prefeitura encontrou pendências no contrato de instalação dos módulos, estruturas que parecem contêineres, que serviriam como sala de aula.

 Na quarta-feira (20), os alunos da unidade chegaram para estudar e tiveram uma surpresa: não encontraram a própria escola. O prédio que era reformado desde novembro, foi demolido durante as férias. A Secretária de Educação disse que o prédio antigo, construído há mais de trinta anos, não respeitava os padrões exigidos pelo MEC.


Ainda, enquanto uma nova escola não é construída, os 500 alunos que se dividem entre os três turnos vão estudar em containers, que vão ser equipados com revestimento no piso e ar condicionado. Segundo a Secretaria de Educação do município, o prédio da escola foi construído há mais de 30 anos e não respeitava os padrões exigidos pelo Ministério da Educação e por isso, a estrutura precisou ser demolida.

As obras da nova escola devem ser concluídas no fim do ano.


Fonte : http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia

Petrópolis, RJ, pagará integralmente a Extensão de Trabalho por Jornada Pagamento referente a fevereiro será feito aos profissionais da Educação

Petrópolis, RJ, pagará integralmente a Extensão de Trabalho por Jornada
Pagamento referente a fevereiro será feito aos profissionais da Educação.
Prefeitura vai tentar trasnsferir 90 auxiliares para atuar nas escolas.



A prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, irá efetuar este mês o pagamento integral da Extensão de Trabalho por Jornada (ETJ) aos profissionais da Educação. A notícia foi dada durante reunião com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), na tarde desta segunda-feira (18), quecontou com a participação da secretária de Educação do município, Monica Freitas.

De acordo com o prefeito Rubens Bomtempo, mesmo que o ano letivo tenha começado no último dia 18, os profissionais já estavam à disposição da Secretaria de Educação durante todo o mês de fevereiro e têm direito ao pagamento da ETJ.

A prefeitura também vai estudar a possibilidade de transferir para os setor de Educação 90 auxiliares externos e internos, que atualmente trabalham em diversos setores da prefeitura. Com a medida, o prefeito atende a uma antiga reivindicação da classe e garante o direito de enquadramento por formação e tempo de serviço a 150 servidores desta área.

Bomtempo disse ainda que vai construir uma proposta para criar a gratificação por função para os inspetores de merenda escolar, atendendo à outra reivindicação do Sepe. “Estamos muito felizes por termos encontrado a prefeitura de portas abertas para o trabalho em conjunto. O prefeito nos acolheu logo no início da sua gestão e já está trabalhando no resgate da dignidade dos profissionais da educação”, declarou a coordenadora geral do Sepe, Rose Silveira.

A prefeitura propôs ao Sepe uma pauta de trabalho para desenvolver ações baseadas na realidade, levando sempre em consideração a situação financeira e pedagógica da rede municipal: “É preciso manter uma relação próxima e transparente com todos os profissionais e capacitar e qualificar os nossos servidores”, ressaltou Bomtempo.

Fonte original: http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia.