sexta-feira, 12 de abril de 2013

IFF abre inscrições para Processo Seletivo para cursos a distância em Casimiro de Abreu

O Instituto Federal Fluminense (IFF), em parceria com a Prefeitura de Casimiro de Abreu, iniciou neste mês de abril o processo seletivo para o curso de Segurança do Trabalho e em Eventos. A modalidade à distância será para técnico de nível médio com início das aulas no segundo semestre. São oferecidas 150 vagas para o pólo com sede no município (Secretaria de Educação). 
As inscrições devem ser feitas na somente pela internet, no endereço eletrônico www.inscricoes.iff.edu.br, até o dia 30 de abril, mediante apresentação de documentação exigida e pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 18,00.
Os candidatos que comprovarem que suas famílias são beneficiárias do programa Bolsa Família poderão solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição. O Processo Seletivo para os Cursos Técnicos na Modalidade a Distância será desenvolvido em etapa única que compreende prova objetiva de múltipla escolha, com 40 questões, a ser realizada no dia 02 de junho, das 09h às 12h.
SELEÇÃO DE TUTORES – A coordenação de educação à distância do IFF divulgou o edital de seleção de tutores para contratação temporária e sem vínculo empregatício. As inscrições vão até o dia 19 de abril e podem ser feitas na sede da Secretaria de Educação de Casimiro de Abreu, situada à Rua Padre Francisco Maria Talles, nº 570, Mataruna.     
São oferecidas 26 vagas para tutores presenciais e a distância para atendimento dos alunos no pólo de Casimiro de Abreu. A seleção é para atuação nos Cursos Técnicos em Segurança do Trabalho, em Eventos, na modalidade à distância.
Entre os requisitos necessários, o candidato deve comprovar efetivo exercício no magistério da rede pública de ensino. As habilitações exigidas são: história, geografia, sociologia, filosofia, letras, comunicação social, produção cultural, hotelaria, enfermagem, odontologia, entre outros. Veja o edital no portal do IFF: www.iff.edu.br. 


Aluno de escola pública terá direito a fazer vestibular das federais de graça


Estudante precisa ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Lei também dá isenção a quem teve bolsa integral em escola particular.


A presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei que garante o direito a isenção do pagamento da taxa de inscrição nos vestibulares de universidades federais e institutos federais de ensino a estudantes que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.
A lei foi publicada nesta quinta-feira (11) no "Diário Oficial da União" (veja ao lado).

A maioria das universidades federais que tem processo seletivo próprio adota sistema de isenção parcial ou total da taxa do vestibular, mas isso não era até então garantido por uma lei específica para este fim.
Segundo o documento, as instituições federais de educação superior adotarão critérios para isenção total e parcial do pagamento de taxas de inscrição nos processos seletivos de ingresso em seus cursos, de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos.
Para ter direito ao benefício, o estudante deve cumprir as duas exigências, ou seja, ter feito escola pública ou ser bolsista integral em escola particular e ter renda familiar per capta de até 1,5 salário mínimo.
Para ser isento da taxa de inscrição do Enem, segundo o edital de 2012, o candidato deveria  ser concluinte do ensino médio no ano de 2012, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública de ensino, declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também poderia obter a isenção quem declarar ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, mediante documentos comprobatórios.

Pai registra BO contra professora que postou prova de aluna no Facebook

Post na rede social da professora com prova da estudante da 7ª série no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
O pai de uma aluna de 12 anos pretende acionar a Justiça contra a professora de história da 7ª série de uma escola particular em Atibaia, no interior de São Paulo. Isso porque a professora postou em sua página de uma rede social a prova da aluna, que errou a maioria das perguntas, com comentários como 'daí a professora é implicante' e 'eles que me aguardem na próxima aula'.A publicação, que não tinha o nome da estudante, foi postada na noite de quarta-feira (10) antes mesmo de a nota ter sido distribuída aos alunos e recebeu diversos comentários de colegas da professora e de outros alunos que reconheceram a autora da prova pela letra. Na manhã desta sexta-feira (12), o pai da estudante foi à delegacia registrar boletim de ocorrência contra a professora e afirmou que deverá mover uma ação judicial por injúria e difamação.
"Minha filha não sofreu provocações, mas criou-se uma situação desconfortável. Quero que ela responda criminalmente pelo que fez porque acho que não foi uma atitude correta", afirmou aoG1 o empresário Alex Bueno, pai da estudante. Além da prova da aluna, a professora postou outras respostas erradas de alunos com comentários como 'Sério...essa foi de doer!'.
“Estou fazendo uma ação porque além de difamar minha filha ela também ameaçava os alunos. A prova ainda nem havia sido entregue aos estudantes e já estava postada na internet. Criou certamente uma exposição desnecessária. Se minha filha foi mal na prova, o assunto deve ser resolvido em particular”, disse.Caso
O caso foi notado na noite de quinta-feira (11), quando uma amiga da estudante viu a imagem e reconheceu a letra da colega. “Depois disso, a gente entrou no facebook dessa professora e realmente estava lá a prova dela postada. Também já tinha outros alunos e amigos dela (professora) fazendo comentários sobre isso”. Segundo ele, a escola se prontificou a tomar providências com relação ao caso.
Bueno disse ainda que conversou com a filha sobre os estudos e ressaltou que a aluna tem um histórico escolar sem nenhum registro de problemas. “Pagamos uma escola particular para que se tenha um estudo diferenciado e não ser agredido dessa forma. Esse tipo de atitude (postar a prova na web) não é correto”, afirmou.
Professora
A direção da escola informou que advertiu a professora e pediu que a imagem fosse retirada de seu perfil e que repudia as postagens feitas por ela na rede social. A escola também pediu para que a professora se retratasse publicamente com a aluna no local onde foram feitas as postagens.

Em seu perfil na rede social, a professora se manifestou sobre a polêmica e tirou a publicação do ar. Ela afirmou que as 'pérolas' publicadas por ela são comuns para muitos colegas de profissão e que não tem o objetivo de constranger o aluno. Além disso, ela reforçou que em nenhum momento identificou o autor das respostas. A professora envolvida no caso foi procurada por telefone pelo G1, mas as ligações não foram atendidas.

Escolas podem fazer inscrição em olimpíada até o dia 30

Estão abertas até o dia 30 próximo as inscrições para a 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), aberta a estudantes das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio e a universitários de instituições públicas e particulares.

As escolas devem inscrever os estudantes de acordo com o nível:
– alunos do sexto e do sétimo anos do ensino fundamental
– alunos do oitavo e do nono anos do ensino fundamental
– alunos do ensino médio

Universitário – estudantes de graduação
As provas da primeira fase, nas próprias escolas, serão realizadas em 15 de junho. As da segunda fase, também nas escolas, em 21 de setembro. As da terceira e última fase, em 26 e 27 de outubro, em locais a serem definidos. A divulgação dos resultados está prevista para dezembro.

A olimpíada premia os estudantes com medalhas de ouro, prata e bronze e entrega certificados de menção honrosa. Os concorrentes mais bem colocados podem ser selecionados para representar o Brasil em olimpíadas internacionais.

A OBM é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (InctMat). O objetivo é promover a melhoria do ensino de matemática e contribuir para a descoberta precoce de talentos para as ciências em geral.

A inscrição deve ser feita pela escola, com o preenchimento do cadastro disponível na página da olimpíada na internet.

MEC-Diego Rocha

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Inscrições para Concurso Público da Prefeitura de Casimiro de Abreu são prorrogadas

A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Administração, informa que as inscrições para o concurso público para as áreas de educação e administração direta e indireta foram prorrogadas até o dia 19 de abril. As datas das provas seguem inalteradas, conforme cronograma estabelecido anteriormente. 

As vagas são para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de R$ 740 a R$ 1.314, mais benefícios. Para a área de educação, a Prefeitura anunciou 106 vagas e para administração direta e indireta, 87 vagas. As inscrições foram fixadas em R$ 30 (nível fundamental), R$ 50 (nível médio) e R$ 70 (nível superior). As provas objetivas estão previstas para 18 e/ou 19 de maio. 
As datas, locais e horários de realização das provas serão conhecidos quando da retirada ou impressão do Cartão de Confirmação de Inscrição - CCI, que estará disponível nos dias 8 e 9 de maio, no site www.incp.org.br, durante 24 horas ininterruptas ou no CIEP Municipalizado 459 – José Bicudo Jardim, situado na Rua Fábio José Ribeiro s/n - Centro – Casimiro de Abreu. 
Os interessados em participar do concurso público da Prefeitura de Casimiro de Abreu podem obter todas as informações nos editais disponíveis no site www.casimirodeabreu.rj.gov.br e também no site www.incp.org.br.

Fonte www.pmca.rj.gov.br

História da região é tema do projeto 'Professor Investigador'


O projeto Professor Investigador fez parte do ciclo de reuniões pedagógicas da rede municipal de ensino na tarde desta quarta-feira (10). Com o tema “Os primeiros habitantes e o povoamento da região”, a formação envolveu professores das disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. A programação realizada no Paço Municipal foi marcada por trabalhos específicos e reflexão dos profissionais quanto à prática pedagógica e os subsídios para enriquecer as aulas na rede de ensino.


O objetivo do “Professor Investigador”, que nesta semana integrou e marcou o cronograma de Formação Continuada dos professores do Ensino Fundamental, é proporcionar aos professores, conhecimentos que produzam debates, pesquisas e ensinamentos a respeito da importância da história local.
O projeto, ministrado pela Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, destacou questões como a importância do índio e momentos históricos que consolidam a diversidade cultural.
A palestrante e historiadora Gisele Muniz enfatizou temas como a história remota e a contribuição das propostas de pesquisas de investigação, que servem para humanizar as salas de aula. Outro tema destacado durante o encontro foi “Arqueologia do Sertão de Macaé”, enfatizado pelo historiador da rede municipal, Marcelo Abreu. Ele pontuou a relevância do sertão dos rios São Pedro e Macabu, além da arqueologia de Macaé, que são alvos de parceria e passam por etapas como diagnóstico arqueológico, prospecção arqueológica, resgate arqueológico e educação patrimonial.
Os participantes compartilharam experiências e conhecimentos históricos, que servirão como subsídios em aulas nas turmas do Ensino Fundamental.
A professora do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Luciana Nascimento, comenta que entender mais sobre a história de Macaé é essencial, não apenas para os alunos, mas para partilhar junto à comunidade e familiares. “Estou encantada com tudo que estou aprendendo”, disse.
O “Professor Investigador” acontece três vezes ao ano. A próxima etapa do evento será no mês de agosto, em data ainda a ser definida. O projeto é desenvolvido na sede do Solar dos Mellos, situado à Rua Conde de Araruama 248, Centro.

Jornalista: Joice Trindade PMM

Financiamento estudantil para o ENSINO TÉCNICO




Além da oferta gratuita de cursos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o governo brasileiro provê financiamentos em condições especiais para estudantes interessados em frequentar as escolas técnicas da rede privada e do Sistema S (como Senac e Senai).
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) foi reformulado em 2011 e passou a contemplar o universo do ensino profissional e tecnológico. A mudança ocorreu no âmbito do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec). Rebatizado como Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies ganha duas novas modalidades a partir do ano letivo de 2012:
Fies Técnico – financia diretamente o aluno que cursa escolas privadas ou ligadas ao Sistema S (desde que elas sejam cadastradas no Sistec,  o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica e habilitadas pelo Ministério da Educação). Mais de 3 mil escolas estão habilitadas a receber alunos nessas condições. A carência (tempo após a conclusão do curso no qual o estudante passa a reembolsar o fundo) é de 18 meses e o tempo para quitação da dívida equivale a seis vezes o período do curso mais doze meses (exemplo: um curso de dois anos de duração terá prazo de 13 anos para pagamento, contados a partir de um ano e meio após sua conclusão). A taxa de juros é de 3,4% ao ano.

Fies Técnico – financia diretamente o aluno que cursa escolas privadas ou ligadas ao Sistema S (desde que elas sejam cadastradas no Sistec,  o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica e habilitadas pelo Ministério da Educação). Mais de 3 mil escolas estão habilitadas a receber alunos nessas condições. A carência (tempo após a conclusão do curso no qual o estudante passa a reembolsar o fundo) é de 18 meses e o tempo para quitação da dívida equivale a seis vezes o período do curso mais doze meses (exemplo: um curso de dois anos de duração terá prazo de 13 anos para pagamento, contados a partir de um ano e meio após sua conclusão). A taxa de juros é de 3,4% ao ano.
Fies Empresa – nesse caso, o financiamento é dirigido para empresas que pretendem investir na qualificação profissional de seus empregados. Os funcionários das empresas participantes podem se beneficiar diretamente dos recursos oferecidos pelo fundo sem, no entanto, ter de fazer o ressarcimento. Quem se responsabiliza pela parte financeira é a empresa em que ele trabalha. 
Fontes: MEC

Dicas Sustentáveis- Alimentos


Reforma Ortográfica



Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Em vigor no Brasil desde 1º de janeiro de 2009, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi proposto inicialmente em 1990, quando foi assinado em Lisboa (Portugal). Por meio dele, busca-se a unificação do idioma na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste (último país a aderir).
No Brasil, o acordo foi aprovado em 1995, pelo Decreto Legislativo nº 54. Apesar de ter sido proposto há mais de uma década, só entrou em vigor recentemente porque aguardava a ratificação de Portugal, o que ocorreu em 2008. Embora a grafia passe a ser unificada, a pronúncia e o vocabulário não mudarão. 
Foi determinado prazo até 2013 para que os brasileiros absorvessem todas as mudanças que, enfim, tornariam-se normas obrigatórias a partir deste ano. Mas este prazo foi estendido pelo governo brasileiro até 2016. 
O Portal Brasil disponibiliza um conversor que mostra e explica como a palavra deve ser escrita, de acordo com a nova regra.
Clique aqui para acessar o conversor ortográfico.
Portal Brasil.gov.br

Inscrições abertas para programa de aperfeiçoamento para professores


O programa é dividido em módulos independentes, que abordam tópicos do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental
Inscrições abertas para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores do Ensino Médio (Papmem). Os professores interessados devem se inscrever até 23 de junho por meio do site do Instituto.
Divulgação / EBCPodem participar professores que atuam no estado do Rio de Janeiro, os demais devem concultar coordenadores do estadoAmpliar
  • Podem participar professores que atuam no estado do Rio de Janeiro, os demais devem concultar coordenadores do estado
As vagas são limitadas e, terminado o período de inscrições, haverá uma seleção. Os escolhidos serão comunicados por e-mail e terão uma data limite para confirmar o interesse.
Podem se inscrever professores que residam ou atuem no estado do Rio de Janeiro. Professores de outras localidades devem consultar os coordenadores nos seus estados de atuação para saber como participar.
O grupo a participar da capacitação será composto por 150 professores no estado do Rio de Janeiro. Nos centros multiplicadores em universidades de todos os estados brasileiros serão selecionados de 40 a 100 professores.
O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares.
Programa
Este programa visa oferecer capacitação gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio de todo o Estado do Rio de Janeiro. É realizado, sob diversas formas, desde 1990, abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio. Atualmente, este programa tem recebido apoio para sua realização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Deste programa resultou uma série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática. É seguro afirmar que esta coleção representa a melhor referência disponível no Brasil para formação de professores de Ensino Médio de Matemática.

Fontes:

Saúde na Escola 2013


A prevenção da obesidade e o cuidado com a saúde ocular são os focos da Semana de Mobilização Saúde na Escola 2013. O slogan deste ano da campanha é “A Saúde e a Educação Juntas no Mesmo Ritmo”. A estratégia faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE).

Fóruns de Educação




O Fórum Nacional de Educação – FNE é um espaço inédito de interlocução entre a sociedade civil e o Estado brasileiro, reivindicação histórica da comunidade educacional e fruto de deliberação da Conferência Nacional de Educação (CONAE - 2010).
É composto por 35 entidades representantes da sociedade civil e do poder público. De caráter permanente, O Fórum Nacional de Educação foi instituído pela Portaria MEC  n.º 1.407, de 14 de dezembro de 2010, publicada no Diário Oficial da União de 16/12/2011, e tem as seguintes atribuições:
  • I – Participar do processo de concepção, implementação e avaliação da política nacional de educação;
  • II - Acompanhar, junto ao Congresso Nacional, a tramitação de projetos legislativos referentes à política nacional de educação, em especial a de projetos de leis dos planos decenais de educação definidos na Emenda à Constituição 59/2009;
  • III - Acompanhar e avaliar os impactos da implementação do Plano Nacional de Educação;
  • IV - Acompanhar e avaliar o processo de implementação das deliberações das conferências nacionais de educação;
  • V - Elaborar seu Regimento Interno e aprovar “ad referendum” o Regimento Interno das conferências nacionais de educação;

  • VI - Oferecer suporte técnico aos Estados, Municípios e Distrito Federal para a organização de seus fóruns e de suas conferências de educação;
  • VII - Zelar para que os fóruns e as conferências de educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios estejam articuladas à Conferência Nacional de Educação;
VIII - Planejar e coordenar a realização de conferências nacionais de educação, bem como divulgar as suas deliberações.

Conferência nacional de educação

Recursos para a educação - Ministro volta a pedir voto pela vinculação dos royalties

Em audiência pública nesta quarta-feira, 10, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reiterou o apelo aos deputados no sentido de votar pela vinculação integral dos royalties do petróleo à educação.  “Independentemente de como vai ser a repartição entre estados produtores e não produtores, todos os recursos dos royalties devem ir para a educação”, afirmou. “É evidente que há outras áreas prioritárias, mas não podemos colocar os recursos dos royalties no custeio da máquina pública.”

De acordo com o ministro, o país deve ter recursos para viabilizar o Plano Nacional de Educação (PNE). “Os royalties são o melhor passaporte para o futuro porque preparam o Brasil para a sociedade do conhecimento”, salientou. “É um imenso desafio, que tem de ser republicano e suprapartidário, como temos feito com os secretários de educação de todos os estados.” 

Assessoria de Comunicação Social-MEC

Justiça nega nomeação a candidato do VI Concurso Público

O Juiz Rodrigo Leal Manhães, da Comarca de Rio das Ostras, indeferiu o pedido de uma candidata do VI Concurso Público de Rio das Ostras, que solicitava sua nomeação como servidora. A sentença foi dada no dia 8 de abril. 

O magistrado baseou sua decisão na existência do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado pelo Município e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no último dia 25. Segundo a sentença, a celebração do termo anula a validade do certame e sua homologação.

Fonte : http://www.riodasostras.rj.gov.br

Casa da Criança ganha nova sede e amplia atendimento

Com o objetivo de oferecer um espaço físico adequado, a Prefeitura de Rio das Ostras inaugurou nesta terça-feira, dia 9, no Liberdade, uma nova sede da Casa da Criança. A mudança de prédio possibilitou ampliar o atendimento de 45 para 120 crianças, garantindo mais conforto e melhor qualidade dos serviços. O prefeito Sabino, durante a solenidade, reafirmou o seu compromisso de priorizar o cuidado com as pessoas, especialmente as mais carentes. 
Foto: Jorge RonaldO prefeito Sabino disse que o atendimento às crianças é prioritário para a atual Administração


“A nossa cidade completa 21 anos e podemos dizer que todas as nossas conquistas foram alcançadas com dificuldade. Mas não devemos perder de vista que o bem maior de uma cidade é sua população e a ação social se volta prioritariamente para os que mais precisam. Encontramos uma Prefeitura endividada e vamos atravessar um ano muito difícil. Ainda assim, não deixaremos de atender, dar dignidade, acolhimento às nossas crianças porque quem recebe amor só é capaz de entregar amor”, afirmou Sabino. 

Segundo Rose Santos, secretária de Bem-Estar Social, pasta que gerencia a Casa da Criança, oferecer um espaço melhor para os atendidos no projeto foi um compromisso assumido ainda no período de transição de governo. “Fui conhecer as unidades e fiquei encantada com a dedicação de toda equipe. Percebi, no entanto, que o espaço físico da Casa do Liberdade não era adequado. Aceitamos o desafio de procurar um novo imóvel e prepará-lo para receber as nossas crianças”, relembrou Rose. 

PROJETO – A Casa da Criança é um projeto social que tem por objetivo o desenvolvimento de atividades com crianças na faixa etária de 1 ano e meio a 5 anos, em horário integral e parcial. É um serviço da Proteção Social Básica e de Atendimento à Família, conforme previsto na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, Resolução número 9, de 11 de novembro de 2009. As atividades, que envolvem familiares e comunidade, ajudam a fortalecer vínculos, promover o acolhimento, prevenir situações de risco, vulnerabilidade e exclusão social. 

Fonte: Por http://www.riodasostras.rj.gov.br

terça-feira, 9 de abril de 2013

Vestibular do Cederj está com inscrições abertas e vagas no interior

Inscrição só pode ser feita pelo site do Cederj , até o dia 12 de maio.São 13 opções de cursos gratuitos e o estudante recebe todo material.


Para aqueles que desejam ingressar numa universidade pública, chegou a oportunidade de concorrer a uma das 6.328 vagas do Vestibular Cederj / Universidade Aberta do Brasil 2013.2, oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior que integram o Consórcio Cederj da Fundação Cecierj (CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO). São oferecidos 13 opções de cursos gratuitos. 

As inscrições são feitas somente pela internet, na página  www.vestibular.cederj.edu.br, até o dia 12 de maio. O valor da taxa é R$ 55,00. No ato da inscrição será necessário escolher o polo de ensino e o curso. A distribuição das vagas pelos 32 polos existentes em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro, que representam as universidades, pode ser consultada no site www.cederj.edu.br. 

Os candidatos têm a opção de escolher entre os seguintes cursos: Administração (659 vagas); Administração Pública (437); licenciaturas em Ciências Biológicas (871), Física (385), Geografia (240), História (250), Letras (300), Matemática (790), Pedagogia (786), Química (276), Turismo (285); Tecnologia em Sistemas de Computação (799) e Tecnologia em Gestão de Turismo (250). A prova do Vestibular Cederj acontece no dia 8 de junho (sábado) e os aprovados iniciarão a graduação no segundo semestre letivo de 2013.   

Por meio do modelo semipresencial de ensino, o Cederj proporciona ao aluno um Ambiente Virtual de Aprendizagem (pela internet) e acesso aos tutores para apoio direto ao conteúdo das matérias. Os estudantes são incentivados a participação das atividades propostas e assistidos dentro da metodologia de educação a distância (EAD), com ênfase na necessidade de se adquirir autonomia na aprendizagem. Além disso, o aluno recebe gratuitamente todo material didático do curso na forma online e impressa. As avaliações presenciais ocorrem em datas e horários pré-determinados. Quanto a eventuais dúvidas, os universitários também podem tirá-las por telefone (0800) ou pela internet.

Fonte: http://www.provaecomprova.com/vestcederj/inscricao/

Faetec oferece mais de 900 vagas em cursos na Região do Lagos do Rio


Área de Hospitalidade e Informática são os destaques.
Cursos têm duração de apenas 10 semanas.


Boas oportunidades para quem deseja se qualificar serão abertas a partir desta terça-feira (9), na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. A Rede oferece 29.481 vagas em cursos de qualificação profissional em 96 unidades espalhadas pelo Estado do Rio de Janeiro. As chances são nas mais diversas áreas como, por exemplo, Construção Civil, Informática, e Hospitalidade e Lazer.
Para a Região dos Lagos são 1.134 oportunidades. Os cursos têm duração de apenas 10 semanas. As oportunidades são nas Escolas Técnicas Estaduais, Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps), entre outras unidades que compõem a rede de ensino da Faetec.
O Cetep Búzios está com oportunidades para a área de Hospitalidade, como Camareira em Meios de Hospedagem e Recepcionista em Meios de Hospedagem. Já a ETE Helber Vignoli Muniz, em Bacaxá, Distrito de Saquarema, com 200 vagas para Informática. 
"Pela segunda vez este ano, abrimos uma variedade de cursos para que a população se qualifique rapidamente e garanta seu lugar no mercado de trabalho. São quase 30 mil vagas em diversos setores, incluindo aí as comunidades pacificadas que terão lugar de destaque durante os grandes eventos internacionais que o Rio de Janeiro irá sediar", disse o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca.  
As inscrições da segunda rodada de vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada, que seguem até o dia 23 deste mês, devem ser feitas pelo site da Faetec,  no link "Processo Seletivo dos Cursos de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional da Rede Faetec - 2013.2".  Aqueles que não têm acesso à internet podem procurar um dos 89 polos da Faetec Digital para garantir o cadastro.
"A preocupação da Faetec é capacitar o nosso aluno para que ele chegue ao mercado de trabalho bem preparado. Os cursos da Rede são de excelência, capacitando o corpo discente com o que há de mais atual em cada área. É uma boa oportunidade para aprender uma nova profissão, sem custo algum com essa qualificação",  destaca o presidente da Faetec, Celso Pansera.
O processo seletivo será feito por meio de um sorteio público, marcado para 25 de abril, sendo o resultado divulgado logo no dia seguinte (26). As matrículas serão feitas até 30 deste mês. Na sequência, serão abertas as vagas ociosas, que serão ocupadas por aqueles que ficarem aguardando reclassificação seguindo a ordem do sorteio. As aulas começarão no dia 13 de maio.
Do G1 Região dos Lagos

Uerj abre inscrições para o 1º exame de qualificação do vestibular 2014


Inscrições vão até as 23h59 do dia 29; taxa de inscrição é de R$ 49.Exame serve como primeira fase e vai acontecer no dia 9 de junho.



A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) abriu nesta segunda-feira (8) as inscrições para o primeiro exame de qualificação do vestibular 2014. O prazo vai até as 23h59 do dia 29 de abril. As inscrições podem ser feitas no site www.vestibular.uerj.br. A taxa é de R$ 49 e a prova será realizada em 9 de junho.
A Uerj realiza duas edições do exame de qualificação, a primeira em junho e a segunda em setembro. Ambas são eliminatórias para a segunda fase, e o candidato só precisa realizar uma das provas, mas, se quiser, pode se participar de ambas --a nota mais alta é a que contará para o cálculo da nota final.
O vestibular da instituição seleciona candidatos para vagas na própria Uerj, no Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e para o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
Estudantes em frente à Uerj
(Foto: Renata Soares/G1)
De acordo com o edital do vestibular, os candidatos devem pagar a inscrição até o dia 30 de abril. Os estudantes com necessidades especiais e as mulheres lactantes deverão solicitar o atendimento específico entre os dias 30 de abril e 2 de maio.
G1 SP

MEC vai avaliar domínio em ciências dos alunos da educação básica


Questões de ciências serão incluídas na Prova Brasil deste ano.
Resultado, no entanto, não será usado para o cálculo do Ideb 2013.




Os alunos da educação básica que farão a Prova Brasil em 2013 já terão de responder a questões de ciências, afirmou nesta segunda-feira (8) o ministro da Educação,Aloizio Mercadante, após evento com líderes empresariais em São Paulo.
As questões da matéria ainda não serão incluídas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Porém, segundo o ministro, elas podem ser aplicadas de forma censitária, ou seja, para todos os alunos que participarem da avaliação.
A Prova Brasil é aplicada a cada dois anos para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio e seu resultado é um dos valores usados para compor o Ideb. Até 2011, a prova avaliava o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática. Com a inclusão de ciências, o sistema de avaliação se aproxima de avaliações internacionais como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês).
Mercadante explicou que, na primeira edição, a prova de ciências servirá apenas para avaliação e calibragem do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Porém, ainda não está definido se as questões da disciplina serão dadas apenas para uma amostra de estudantes ou se serão ser aplicadas de forma censitária e em larga escala.
Mercadante explicou que, além de testar o aprendizado dos estudantes em ciências, pretende investir no aumento do número de oficinas e laboratórios nas escolas. "O prazer da ciência está muito ligado ao viver, presenciar a química, a física", disse ele, que também quer expandir a quantidade de museus científicos no país.
Preparação
A ideia de expandir as disciplinas avaliadas pela Prova Brasil/Saeb começou a ser amadurecida no ano passado. Mas algumas redes já estão se preparando para a mudança.
A secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, afirmou ao G1, na quinta-feira (4), que os estudantes da rede pública da prefeitura já tiveram questões de ciências na última edição da Prova Rio, aplicada em 2012.
O exame, que consiste em uma avaliação externa que o governo municipal faz nas escolas, é aplicado a estudantes do 3º, 4º, 7º e 8º anos do ensino fundamental. Claudia disse ainda que a prefeitura também aplica uma prova interna a cada dois meses que já incluía questões de ciências, além de língua portuguesa, matemática e redação.
O MEC também estuda substituir a Prova Brasil pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no caso da avaliação de estudantes do ensino médio. Veja no quadro abaixo a comparação entre as notas mínima e máxima dos candidatos da edição 2012 do Enem:
ESCALA DE NOTAS DO ENEM 2012
ProvaNota mínimaNota máxima
Ciências humanas e suas tecnologias295,6874,9
Ciências da natureza e suas tecnologias303,1864,9
Linguagens e códigos e suas tecnologias295,2817,9
Matemática e suas tecnologias277,2955,2
Redação01.000
Fonte: Inep/MEC
Cálculo do Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele foi criado pelo MEC para medir a qualidade no ciclo básico de ensino e já tem quatro edições (2005, 2007, 2009 e 2011). Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil.
Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

O Ideb possibilita analisar a qualidade da educação em uma determinada escola e nas diversas redes de ensino; no fundamental, é possível avaliar o desempenho dos municípios nas redes públicas e, no nível médio, o Ideb é divulgado por UF. Há também o Ideb Brasil, dividido entre as redes municipal, estadual e privada.

Como a Prova Brasil pretende analisar a qualidade da turma com a maior abrangência, os alunos fazem provas diferentes que só podem ser avaliadas em conjunto. Assim, não há nota individual.

Por Ana Carolina Moreno- Do G1, em São Paulo