sábado, 6 de abril de 2013

Rede municipal do Rio alfabetiza 90% dos alunos no 1º ano, diz avaliação


Índice de matemática foi 90,5% e 76,7% em escrita, segundo avaliação.No entanto, rede municipal ainda tem 7 mil analfabetos funcionais.

Rio educa.net


Dados do Alfabetiza Rio, avaliação da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, mostram que 90,5% dos alunos que concluíram o primeiro ano do ensino fundamental no ano passado nas escolas municipais, passaram para o segundo ano com índice de 90,5% de alfabetização em matemática e 90% em leitura.
Foram incluídos neste montante os estudantes que tiveram desempenho intermediário, proficiente e avançado nas provas aplicadas nos dias 17 e 18 de novembro de 2011. É o terceiro ano consecutivo que o teste é realizado. Em 2011, os indicadores foram 81,7% (matemática) e 83,8% (leitura). Os resultados foram divulgados neste sábado (6) pela Secretaria Municipal do Rio de Janeiro.
No total, foram avaliadas cerca de 40 mil alunos que estavam no final do primeiro ano matriculados em 118 escolas da cidade do Rio de Janeiro. As provas foram aplicadas e os resultados tabulados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de Minas Gerais.
Confira o desempenho dos estudantes na avaliação de 2012:
LeituraEscritaMatemática
Baixo10%23,3%9,5%
Intermediário13%14%11,5%
Proficiente38,8%38,2%36,4%
Avançado38,2%24,5%42,6%
Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

"Claro que 90% de alfabetização é um índice fantástico, mas temos de prestar atenção nos 10% restantes. Nenhuma criança deve ficar para trás e temos de garantir que ele esteja alfabetizada no segundo ano. Ainda temos muito trabalho pela frente", diz a secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costin, em entrevista ao G1. A secretária atribui o resultado ao trabalho de fortificação da alfabetização que foi feito após a Prefeitura identificar que possuía na rede municipal 28.000 alunos analfabetos funcionais (o equivalente a 13,6% do total), matriculados nos 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental, em março de 2009. O analfabeto funcional sabe desenhar as letras, conhece seu som, pode até ler, mas não sabe o que está lendo.

"Se tornou muito claro que tínhamos de melhorar a alfabetização inicial. Nossa rede vai alfabetizar a criança aos 6 anos, se você deixar para mais tarde, porque os pais não têm livro em casa, não leem jornal, o 'apartheid educacional' só vai fazer crescer. Alfabetizar nesta idade é muito mais fácil", diz Cláudia.

Apesar do cenário positivo, a rede municipal do Rio de Janeiro ainda não zerou o índice de analfabetos funcionais. Segundo a secretária, neste ano foram identificadas 7.200 (4,13% do total) crianças neste perfil matriculadas entre o 4º e 6º anos. "A cada ano fazemos uma medição. Assim como São Paulo recebemos muitas crianças de outras redes, então é um número difícil de zerar." 

Professores e escolas madrinhas                                                                                                             

 O Alfabetiza Rio ainda revelou onde estão as melhores educadoras da rede municipal, ou seja, as professoras responsáveis pelas turmas com o desempenho mais alto (confira nomes abaixo).

Segundo Cláudia Costin, a Prefeitura vai acompanhar aulas, gravar depoimentos com estas educadoras e usar como material de treinamento para as outras escolas. "Temos 1.600 turmas, se os alunos desses professores tiveram as melhores notas temos de entender o que eles tiveram de especial."

As escolas que tiveram os piores desempenhos serão 'apadrinhadas' pelas que tiveram boas notas. O objetivo, de acordo com a secretária, é que ambas troquem ideias para elaborar um plano de melhoria para a escola com pior desempenho.

Responsáveis pelas turmas com melhores desempenhos
ProfessoraEscola municipalBairroMédia
Cassilda Almeida dos SantosCiep 1º de MaioSanta Cruz233,8
Urania Souza dos SantosOctavio Tarquinio de SouzaPavuna233,7
Carla Paiva de MesquitaJoão Gualberto Jorge do AmaralPaciência233,1
Maria Aparecida Braga de OliveiraProfessor Escragnolle DoriaCosta Barros231,4
Renata Aparecida Mariano
Damascena Henriques
Professor Jurandir Paes LemeRecreio231,3
Adriana Rodrigues KrempserGaspar ViannaIrajá230,7
Catia Loretti Gonçalves da SilvaCervantesBento Ribeiro230,6
Lucia Rejane da SilvaDoutor Nelson HungriaPaciência230,5
Maristela MartinsNova HolandaComplexo da Maré230,1
10ªMonica Maria Weinstein Iozzi DiasEstácio de SáUrca230,1
11ªAlzenate Ancelmé DiasLuiz Cesar Sayão GarcezOlaria229,7
12ªCláudia Maria de Souza CruzArtur AzevedoPavuna229,6
Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário