segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Programa Saúde na Escola - PSE- adesão dos municípios

O Programa Saúde na Escola - PSE instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286/2007, surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde, realizadas pelas Equipes de Saúde e educação de forma integrada.


 De acordo com o decreto as diretrizes e objetivos do PSE evidenciam uma proposta multidisciplinar e, se propõe a ser um novo desenho da política de educação em saúde que:

trata a saúde e educação de forma integral e como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos;
• permite a progressiva ampliação das ações executadas pelos sistemas de saúde e educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens e à educação em saúde;
• promove a articulação de saberes, a participação de alunos, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política.
*

A implementação do Programa Saúde na Escola prevê a realização de diversas ações articuladas pelas equipes de saúde e de educação com o objetivo de garantir atenção à saúde e educação integral para os estudantes da rede básica de ensino. Para facilitar a execução das ações, o programa foi organizado em cinco componentes.
Rio das Ostras, enquanto governo municipal, já fez adesão ao programa e está elaborando por meio da Secretaria de Educação, ações estratégicas a fim de implementá-las na Rede Pública em conjunto com as escolas mumnicipais.

 O Município de Macaé aderiu ao Programa e iniciou um plano estratégico a fim de promover ações em que  as Escolas sejam promotoras de Saúde. Outras perspectivas do governo municipal são promover ações, que possam incentivar campanhas ligadas às condições ambientais e de relação na comunidade escolar, favorecendo a área da saúde, segurança e bem- estar.**

 É importante lembrar que cada uma das ações deve ser desenvolvida na escola de modo mais articulado possível, aproximando e integrando os profissionais entre si, com os estudantes e a comunidade.

Fontes: http://dab.saude.gov.br/programa_saude_na_escola.php*
http://www.macae.rj.gov.br/semed/leitura/noticia**



Nenhum comentário:

Postar um comentário