sábado, 25 de maio de 2013

Aberta inscrição para capacitação de monitores dos Telecentros.BR tanto da Administração Pública ou entidades sem fins lucrativos


As entidades responsáveis pelos telecentros podem inscrever monitores para o curso de capacitação até o dia 5/07. No caso de bolsas para jovens, deverá ser feita uma seleção pública


Divulgação/GOV. ACAs inscrições para capacitação de monitores para telecentros vai até o dia 5 de julhoAmpliar
  • As inscrições para capacitação de monitores para telecentros vai até o dia 5 de julho
Jovens interessados em trabalhar como monitores nos telecentros de seus municípios terão oportunidade de se qualificar e ajudar a disseminar a inclusão digital.
Com inscrições abertas até o dia 5 de julho, uma nova turma de capacitação do programa Telecentros.BR terá início no segundo semestre deste ano.
Para selecionar os monitores, as entidades beneficiárias responsáveis devem organizar e divulgar as inscrições na região onde as unidades funcionam.
Os telecentros que solicitaram bolsas para jovens da comunidade atuarem como agentes de inclusão digital deverão realizar a seleção pública de bolsistas. Não é permitida a indicação direta de candidatos (as), sendo obrigatória a realização do processo seletivo que deverá respeitar os princípios da impessoalidade, moralidade, publicidade e transparência.
Um guia traz orientações para ajudar os telecentros a organizar a seleção desses bolsistas. Um destaque do documento é a regra de que não é permitida a cobrança de taxas para participar do processo de seleção, sob nenhuma hipótese.
A concessão de bolsas será realizada somente quando o telecentro já tiver em condições de pleno uso, ou seja, com computadores, conexão à internet, equipamentos instalados e em funcionamento.
Os jovens selecionados receberão uma bolsa do CNPq durante um ano para trabalhar como auxiliares dos usuários na utilização dos telecentros. A participação nos cursos é um dos requisitos para o recebimento da bolsa.
Para participar da seleção, o candidato deve, obrigatoriamente: ser jovem de 16 a 28 anos, morador da comunidade na qual o telecentro está instalado, ter ensino médio completo, ou estar cursando ensino fundamental ou médio.
O candidato deverá ainda dispor de tempo para dedicação de 6 horas por dia, ou 30 horas semanais, incluídas 2 horas diárias de participação no curso a distância, durante doze meses ininterruptos.
O curso de formação tem duração de um ano e toda a capacitação é feita à distância, oferecida pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb).
A previsão é que dois mil monitores participem dos cursos até dezembro de 2014. A primeira turma aberta este ano foi iniciada em 20 de abril.
Telecentros
Os telecentros são espaços sem fins lucrativos, de acesso público e gratuito, com computadores conectados à internet, disponíveis para diversos usos.
As entidades beneficiárias são órgãos da administração pública ou entidades sem fins lucrativos responsáveis pela manutenção dos telecentros.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário