quarta-feira, 10 de abril de 2013

História da região é tema do projeto 'Professor Investigador'


O projeto Professor Investigador fez parte do ciclo de reuniões pedagógicas da rede municipal de ensino na tarde desta quarta-feira (10). Com o tema “Os primeiros habitantes e o povoamento da região”, a formação envolveu professores das disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. A programação realizada no Paço Municipal foi marcada por trabalhos específicos e reflexão dos profissionais quanto à prática pedagógica e os subsídios para enriquecer as aulas na rede de ensino.


O objetivo do “Professor Investigador”, que nesta semana integrou e marcou o cronograma de Formação Continuada dos professores do Ensino Fundamental, é proporcionar aos professores, conhecimentos que produzam debates, pesquisas e ensinamentos a respeito da importância da história local.
O projeto, ministrado pela Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, destacou questões como a importância do índio e momentos históricos que consolidam a diversidade cultural.
A palestrante e historiadora Gisele Muniz enfatizou temas como a história remota e a contribuição das propostas de pesquisas de investigação, que servem para humanizar as salas de aula. Outro tema destacado durante o encontro foi “Arqueologia do Sertão de Macaé”, enfatizado pelo historiador da rede municipal, Marcelo Abreu. Ele pontuou a relevância do sertão dos rios São Pedro e Macabu, além da arqueologia de Macaé, que são alvos de parceria e passam por etapas como diagnóstico arqueológico, prospecção arqueológica, resgate arqueológico e educação patrimonial.
Os participantes compartilharam experiências e conhecimentos históricos, que servirão como subsídios em aulas nas turmas do Ensino Fundamental.
A professora do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Luciana Nascimento, comenta que entender mais sobre a história de Macaé é essencial, não apenas para os alunos, mas para partilhar junto à comunidade e familiares. “Estou encantada com tudo que estou aprendendo”, disse.
O “Professor Investigador” acontece três vezes ao ano. A próxima etapa do evento será no mês de agosto, em data ainda a ser definida. O projeto é desenvolvido na sede do Solar dos Mellos, situado à Rua Conde de Araruama 248, Centro.

Jornalista: Joice Trindade PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário