sexta-feira, 5 de abril de 2013

Nota 10: Colégios estaduais usam novas tecnologias para dinamizar o ensino


Equipamentos modernos e conteúdo diferenciado facilitam a aprendizagem em sala de aula 

Melhor colégio da rede estadual no Enem de 2012, uma das 33 unidades escolares mais inovadoras do mundo eleita pela Microsoft e exemplo de integração entre tradição e modernidade. Com características de escola do futuro, o Colégio José Leite Lopes, do Núcleo Avançado de Educação (Nave), na Tijuca, tem servido de modelo. Assim como o Nave, outras unidades da Secretaria de Educação ganham o reforço da tecnologia para dinamizar o ensino.
Durante este ano letivo, o Governo do Estado receberá do Ministério da Educação 700 tablets de sete polegadas para atender todos os professores de Ensino Médio. No total, serão 30.640 livros eletrônicos, que se somarão a outras ferramentas do novo modelo da rede: 35 mil notebooks e minimodens para docentes; 50 mil laptops para alunos; e computadores interativos e links para internet nos laboratórios das 1.314 escolas. A rede também ganhou o programa Sesi Matemática, que disponibiliza conteúdos interativos.
Para a estudante Bárbara Queiroz, a utilização das novas tecnologias em sala de aula tem sido o diferencial na sua formação acadêmica. Cursando o último ano de Interface Multimídia integrado ao Ensino Médio no Nave, a jovem de 17 anos tem à disposição computadores de última geração e tablets que facilitam sua aprendizagem.

Computadores ajudam alunos e professores – Usamos um sistema exclusivo da escola chamado Moodle, onde trocamos conteúdos pedagógicos com os professores via internet. Nosso dia a dia é muito ligado às tecnologias. Com certeza, esse é um diferencial – afirmou a jovem.
A professora de Inglês Sônia Regina Horn adotou computadores e quadros digitais. Além disso, ela tem acesso ao portal Conexão Professor (veja no box ao lado) para disponibilizar o material discutido nas aulas.
– Precisamos nos atualizar sempre. Além de ser essencial para nos organizar, essas ferramentas nos estimulam – disse Sônia Horn.

Com três princípios básicos – infraestrutura, objetos de aprendizagem e qualificação de recursos humanos – o modelo pioneiro garantiu aos cerca de um milhão de alunos acesso interativo às informações. Através do site Conexão Professor (www.conexaoprofessor.rj.gov.br), por exemplo, osdocentes disponibilizam material pedagógico diferenciado, como vídeos e jogos. No total, já são dois mil conteúdos, e o número de acessos chega a mais de 190 mil por mês, como o registrado em novembro de 2012.
– Para potencializar o ensino com o uso dessas ferramentas, uma equipe de 375 técnicos mapeia elementos de aprendizagem que atendam ao Currículo Mínimo – explicou o subsecretário de Gestão de Ensino da Secretaria de Educação, Antônio Paiva Neto.

Novo conceito de educação com proposta inovadora O Nave foi a primeira unidade implantada pelo Governo do Estado a adotar o novo conceito de educação: o ensino voltado exclusivamente para a formação de profissionais. A proposta pedagógica diferenciada é considerada uma das 33 mais inovadoras do mundo pela Microsoft desde 2010.
Fruto da parceria entre a Secretaria de Educação e o Oi Futuro, a unidade foi a única escola pública do Brasil escolhida como colégio mentor, na troca de informações com outros pedagogos do Panamá e África do Sul, em 2010, Londres, em 2011, e Washington e Praga, no ano passado.

Fonte: Macaé News (www.macaenews.com.br) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário