sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Profissionais da Educação fazem protesto em Nova Friburgo, RJ

Paralisação é por tempo indeterminado.
Profissionais reivindicam abono salarial e outras melhorias.



Professores e profissionais da educação de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, estão realizando uma passeata em direção à prefeitura da cidade como forma de protesto. Com faixas e cartazes, os educadores gritam palavras de ordem como "O povo na rua, Cabral, a culpa é sua", se referindo ao prefeito Rogério Cabral.
O protesto começou por volta das 15h30, após uma assembleia na sede do Sindicato dos Têxteis, onde ficou decidido que a greve será por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (23). Centenas de professores caminharam pela Avenida Alberto Braune, deixando o trânsito lento no local. A categoria está paralisada desde a quarta-feira (18) e solicita a incorporação do abono salarial de R$130 ao piso da classe, a chamada dos concursados de 1999 e 2007, plano de cargos e salários aos profissionais e reposição salarial dos últimos anos.
Segundo Luiz Salarini, presidente do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), cerca de 80% dos profissionais da educação aderiram à paralisação. Já a prefeitura diz que 33% das unidades escolares pararam total ou parcialmente. A manifestação terminou por volta das 16h30, sem que ninguém da prefeitura recebesse a categoria.
Esta semana, a prefeitura divulgou nota alegando que os concursados de 1999 estão sendo chamados e que as convocações e admissões do concurso de 2007 estão suspensas, por orientação da procuradoria, até que 100% dos casos de 1999 sejam resolvidos.
Nesta sexta-feira (20), a secretaria de Educação informou que a proposta de incorporação de abono salarial já foi encaminhada para votação na Câmara de Vereadores e deve passar a valer em 2014. Com relação ao plano de cargos e salários dos profissionais de apoio ao magistério, a prefeitura disse que a proposta está sendo analisada, para depois ser remetida à Câmara. O prefeito Rogério Cabral se comprometeu a anunciar até o dia 30 de outubro quando a análise será encaminhada aos vereadores.
De Juliana Scarini - Do G1 Região Serrana

Nenhum comentário:

Postar um comentário