terça-feira, 21 de maio de 2013

Professores de escolas de Rio das Ostras, RJ, entram em greve

Eles querem abrir espaço para negociar com o município as reivindicações. 

Suspensão das aulas é parcial e com adesão de 20% dos professores.



Professores das escolas municipais de Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, iniciaram  uma paralisação nesta terça-feira (21). A adesão, inicialmente, é de três dias mas se o sindicato e os professores não chegarem a um acordo, esse período pode se estender.
Em toda a cidade, existem 48 escolas da Rede Municipal. A suspensão das aulas é parcial, já que nem todos os professores aderiram ao movimento. O sindicato da categoria ainda não sabe precisar quantos profissionais pararam, mas disse que a maioria dos 22 mil alunos da rede pública da cidade está prejudicada com a greve de 72 horas. Já a Secretaria de Educação calcula adesão de 20% dos profissionais, considerada baixa pelo município.
Os professores reivindicam o recebimento das gratificações que estariam atrasadas há quatro meses, querem também a unificação da jornada de 20 horas semanais para todos os professores, a revisão do plano de cargos, carreiras e vencimentos, além do cumprimento da lei que determina que um terço da carga horária seja para atividades extra classe.
Os docentes vão se reunir em assembléia na próxima quinta-feira (23) para definir se continuam ou não em greve. Quanto à reposição das aulas, a prefeitura disse que vai definir posteriormente com os grevistas, mas o movimento já adiantou que se o ponto for cortado as aulas não serão respostas. De acordo com o Sindicato dos Professores de Rio das Ostras, existem, pelo menos, mil profissionais concursados e 400 contratados.
O Sindicato informou que já enviou pedidos de conversa com o prefeito Alcebíades Sabino. A Secretaria de Educação informou que, ao ter ciência do movimento e por entender que este é um direito de todos os trabalhadores, organizou-se para preservar o andamento das atividades nas escolas. Disse ainda, que as reivindicações dos professores municipais estão sendo atendidas conforme publicação - no Jornal Oficial do Município de Rio das Ostras - da Lei que garante regência integral aos docentes, inclusive, no período de férias e recesso escolar. Nesta terça-feira (21) os professores estão reunidos com o prefeito Alcebíades Sabino para encontrar uma solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário