sexta-feira, 17 de maio de 2013

Cerca de 1,9 mil alunos de Rio das Ostras fazem a Provinha Brasil



Foto de alunos fazendo prova, observadas por sua professora em sala de aula
Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental fizeram avaliação de Língua Portuguesa e Matemática - Foto: Gabriel Sales
Diagnosticar o aprendizado para traçar novas estratégias que garantam a melhoria continuada. Como esse objetivo e, de modo especial, buscando cumprir o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), a Secretaria de Educação aplica a Provinha Brasil para todos os cerca de 1,9 mil alunos que cursam o 2º ano do Ensino Fundamental. Na quarta-feira, 15, os estudantes fizeram a avaliação de Português, e na quinta, 16, foi a vez de medir o desempenho em Matemática. 

“Em março, logo assim que começou o ano letivo, fizemos um diagnóstico do aprendizado dos alunos que cursaram o 2º ano em 2012. Identificamos que as maiores dificuldades deles são a interpretação de textos e a operação de divisão em Matemática”, conta Maurício Santana, diretor do Departamento de Avaliação Sistêmica da Secretaria de Educação. 

Uma iniciativa do Ministério da Educação, a avaliação reúne questões de Língua Portuguesa e Matemática. A Provinha ajuda a medir o nível de alfabetização, colaborando para que todas as crianças saibam ler e escrever até os 8 anos, meta do PNAIC. Com base nas informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário