sexta-feira, 19 de abril de 2013

Prefeitura de Rio das Ostras lança projeto de Educação no Trânsito



Foto: Mauricio Rocha
Foto da Coordenadora de projetos da Casa da Educação e um Guarda Municipal ministrando uma palestra
Educação e Guarda lançam projeto de Educação no Trânsito
Educação no Trânsito é uma das grandes prioridades das políticas públicas de segurança e desenvolvimento para as novas gerações. Preocupados com a realidade na qual pedestres e motoristas ainda não respeitam as leis de trânsito, as secretarias de Educação e de Segurança Pública de Rio das Ostras, lançaram nesta sexta-feira na Casa de Educação, o projeto "WWW Por um Trânsito Consciente". 

Participaram da palestra professores de informática da rede municipal, que assistiram a um vídeo educacional, preparado e produzido pela Guarda Municipal e receberam orientações básicas sobre o Novo Código de Trânsito Brasileiro. Os educadores irão levar o aprendizado para cerca de 7 mil alunos do 6ª ao 9ª ano do ensino. 

Durante o curso, que aconteceu em dois horários, das 8h30 às 10h e das 13h30 às 15h, o Guarda Municipal Silveira destacou que é necessário mudar a consciência dos motoristas e o melhor caminho é por meio das crianças e jovens, que apreendem e acabam cobrando dos familiares uma maior participação e respeito às leis. 

CÂMERAS – O Guarda Municipal Silveira disse ainda que se o município usa-se câmeras nos semaforos, poderiam registrar infrações eletronicamente esses dados seriam elevados. “Multar não é o objetivo da Guarda Municipal, mas sim reduzir o índice de violência no trânsito. Só para exemplificar, no ano passado a Guarda Municipal aplicou cerca de 23 mil multas e a maioria por falta do uso de cinto de segurança e avanço de sinal. Outra infração comum no trânsito de Rio das Ostras, é motorista transitando pela esquerda em baixa velocidade, mas o Código Nacional de Trânsito prevê que esse comportamento tem que acontecer pela direita”, explicou. 

EDUCAÇÃO - Já a Coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria de Educação, Fernanda Rezende, destacou que a rede está focada em ensinar cidadania do transito para todos os alunos da rede, pois entendemos que só por meio da educação, poderemos mudar essas estatísticas do trânsito. Na próxima quarta-feira, a Secretaria de Educação lança o “Programa Trânsito na Escola”. No evento, a coordenadora do Detran, Enza Tadei, estará na Casa de Educação realizando palestras para os demais professores da rede. O objetivo é conscientizar todos os estudantes desde do ensino infantil até a Educação de Jovens e Adultos - EJA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário