sábado, 23 de março de 2013

Programa do Livro Didático de Macaé é destaque


O Programa do Livro Didático (PLI) de Macaé ganhou reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), que legitimou as “Ações Inovadoras do Livro Didático”, programação desenvolvida pela rede municipal de ensino. Com isso, os trabalhos implementados na educação se tornaram referência para os programas dos livros que são executados em todas as secretarias de Educação do país.
Foto: Moisés Bruno


Governo municipal incentiva os estudantes para o exercício da cidadania  
O objetivo é que a prática direcionada ao livro didático seja difundida nos próximos anos para todos os municípios do país. Entre as ações executadas estão remanejamento, conservação e devolução dos livros didáticos, que são distribuídos pelo Governo Federal.

O reconhecimento de Macaé é a prova do resultado do trabalho da gestão municipal, que consegue sensibilizar toda a comunidade para que perceba o valor didático e incentive os estudantes para o exercício da cidadania. Com isso, o programa “Formação pela Escola de Macaé” se tornou um dos modelos principais do Brasil, que seguem a gestão do Programa Nacional do Livro Didático.

O trabalho realizado pela equipe do Governo Municipal, que coordena o Programa do Livro (PLI) está divulgada através do resumo informado na página do FNDE (fnde.gov.br). Macaé segue as orientações legais do FNDE, que cria, determina procedimentos e estabelece regras e penalidades, como, por exemplo, o Decreto nº 7.084, de 27 de janeiro de 2010, que dispõe sobre programas de material didático, ou seja, orientações para o processo de execução dos Programas do Livro.



PNLD - O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o MEC adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento, que pode ser: anos iniciais ou finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Com exceção dos livros consumíveis, os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos.

Além disso, o Programa do Livro segue a meta da Prefeitura de Macaé da formação do aluno leitor com foco para o letramento e melhor capacidade de leitura e compreensão. Para isso, está prevista a ação “Livro Didático na Formação do Aluno Leitor”, que visa fortalecer o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, no qual toda criança até o terceiro ano de escolaridade e no máximo oito anos deve ser escolarizada.
A intenção da coordenação do Programa do Livro da Secretaria de Educação é contribuir no desenvolvimento cultural e intelectual dos alunos e reforçar a qualidade de ensino.
Segundo a coordenação, pelos Programas do Livro Didático da Educação, os livros enviados pelo Ministério da Educação servem como mais uma ferramenta de trabalho para os professores. Além disso, a coordenação aponta que todo trabalho da pasta se volta para a melhor gestão do PNLD na escola.
Para isso, o módulo do Programa do Livro (PLI) da rede municipal se volta para o curso Formação pela Escola, atualização específica que é ministrada em todo o país por tutores, através da modalidade de Educação à Distância (EAD) pelo FNDE.
Este ano, a coordenação do Programa do Livro realiza entre os meses de abril e outubro, os módulos dos cursos de Formação Continuada, que são direcionados a cuidadores e responsáveis pelos livros nas unidades municipais.

fonte:http://www.macae.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário