sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Estudo revela que as escolas públicas que mais se destacam no país valorizam professores


Após análise de seis escolas Escolas a  Fundação Lemann e Itaú BBA, concluem, que as que apresentaram melhores resultados valorizam professores.



 Vários Especialistas em educação visitaram seis escolas brasileiras de cinco estados, com o objetivo de realizar um estudo de campo para elencar as iniciativas mais comuns, e quais estratégias são usadas para conseguir um nível de aprendizagem elevado dos alunos.
O estudo foi publicado em dezembro de 2012, e teve como tema "Excelência e equidade: As lições das escolas brasileiras que oferecem ensino de qualidade a alunos de baixo nível socioeconômico", coordenado pela Fundação Lemann e pelo Itaú BBA, tenta identificar os motivos por trás dos êxitos de escolas públicas de Tocantins, Rio de Janeiro, Goiás, Ceará e Paraná. "*

As políticas conhecidas e tão comuns são execução do plano de metas, acompanhamento contínuo do trabalho do professor e do rendimento dos alunos, além do reforço escolar. São elementos estratégicos e vitais neste processo. Nenhuma destas informações são desconhecidas para principalmente os gestores educacionais, e equipe de técnicos. Mas a diferença está no conhecimento que os professores delineam em seus planos escolares, e como elas são implantadas é o que faz a diferença.

Os critérios de escolha das escolas para este estudo foram:
  •  Escolas com alunos do mais baixo nível socioeconômico;
  • Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que deveria ser igual ou acima da meta para 2022 estipulada pelo governo (no fundamental I, a meta é 6;
  • Participação de pelo menos 70% de seus alunos na Prova Brasil, exame do Ministério da Educação
Portanto foi considerado que as escolas para este estudo demonstrassem evolução de resultados em todas as edições do ideb, com melhor desempenho.


Conclusão
O modelo de escola não é diferente das milhares de escolas públicas brasileiras, que passam por problemas de infraestrutura, mas constituem um grupo de escolas que fazem a diferença na Educação.

-Para valorizar os professores são implementadas estratégias que destaquem os  que se saem bem com o desenvolvimento da turma, como por exemplo citado: "é convidar um professor que consegue ensinar um conteúdo como ninguém para dar uma palestra de formação continuada aos colegas". Isto valoriza o professor aumentando sua autoestima  e auto reconhecimento.

 Importante destaque nesta notícia é o cuidado e a diplomacia que um gestor escolar tem ao conduzir este aspecto:"a implantação de metas também pode ser feita de forma eficaz quando os gestores conseguem fazer com que os professores não sintam que a meta é um mecanismo de punição para quem ficar abaixo, e sim uma maneira de valorizar o que está sendo feito de bom. "Se não conseguir passar essa mensagem para o professor, você não vai conseguir implementar a meta direito", explicou Faria.

Adaptado
*Fonte : http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/01/escolas-que-melhoraram-resultados-valorizam-professores-diz-estudo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário