Após análise de seis escolas Escolas a Fundação Lemann e Itaú BBA, concluem, que as que apresentaram melhores resultados valorizam professores.
Vários Especialistas em educação visitaram seis escolas brasileiras de cinco estados, com o objetivo de realizar um estudo de campo para elencar as iniciativas mais comuns, e quais estratégias são usadas para conseguir um nível de aprendizagem elevado dos alunos.
O estudo foi publicado em dezembro de 2012, e teve como tema "Excelência e equidade: As lições das escolas brasileiras que oferecem ensino de qualidade a alunos de baixo nível socioeconômico", coordenado pela Fundação Lemann e pelo Itaú BBA, tenta identificar os motivos por trás dos êxitos de escolas públicas de Tocantins, Rio de Janeiro, Goiás, Ceará e Paraná. "*
As políticas conhecidas e tão comuns são execução do plano de metas, acompanhamento contínuo do trabalho do professor e do rendimento dos alunos, além do reforço escolar. São elementos estratégicos e vitais neste processo. Nenhuma destas informações são desconhecidas para principalmente os gestores educacionais, e equipe de técnicos. Mas a diferença está no conhecimento que os professores delineam em seus planos escolares, e como elas são implantadas é o que faz a diferença.
Os critérios de escolha das escolas para este estudo foram:
- Escolas com alunos do mais baixo nível socioeconômico;
- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que deveria ser igual ou acima da meta para 2022 estipulada pelo governo (no fundamental I, a meta é 6;
- Participação de pelo menos 70% de seus alunos na Prova Brasil, exame do Ministério da Educação
Conclusão
O modelo de escola não é diferente das milhares de escolas públicas brasileiras, que passam por problemas de infraestrutura, mas constituem um grupo de escolas que fazem a diferença na Educação.
-Para valorizar os professores são implementadas estratégias que destaquem os que se saem bem com o desenvolvimento da turma, como por exemplo citado: "é convidar um professor que consegue ensinar um conteúdo como ninguém para dar uma palestra de formação continuada aos colegas". Isto valoriza o professor aumentando sua autoestima e auto reconhecimento.
Importante destaque nesta notícia é o cuidado e a diplomacia que um gestor escolar tem ao conduzir este aspecto:"a implantação de metas também pode ser feita de forma eficaz quando os gestores conseguem fazer com que os professores não sintam que a meta é um mecanismo de punição para quem ficar abaixo, e sim uma maneira de valorizar o que está sendo feito de bom. "Se não conseguir passar essa mensagem para o professor, você não vai conseguir implementar a meta direito", explicou Faria.
Adaptado
*Fonte : http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/01/escolas-que-melhoraram-resultados-valorizam-professores-diz-estudo.html
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