quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CONVIVA EDUCAÇÃO -SITE DE TREINAMENTOS PARA NOVOS GESTORES E EDUCADORES FOI LANÇADO PELO MEC HOJE



Neste começo de ano, no mínimo 70% dos mais de cinco mil municípios brasileiros recebem novos secretários de educação, com ou sem experiência em gestão pública, é o que calcula a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). De acordo com a presidente da organização, Cleuza Repulho, a falta de informações e registros sobre as secretarias e seus programas dificulta esse processo de transição.

Para auxiliar o trabalho das secretarias municipais de educação a administrar sua rede ensino, possibilitando o foco na eficácia da aprendizagem, a Undime, em parceria com outras 12 instituições, lança a plataforma digital Conviva Educação.

Lá, os dirigentes terão acesso a documentos, leis, dados educacionais relacionados ao seu município, ferramentas para o planejamento de atividades, formação, troca de experiências e espaço para articulação, além de boas práticas nacionais e internacionais no setor.

As informações estão organizadas pelos temas: Gestão Orçamentária, Calendário Escolar, Demanda Escolar, Alimentação Escolar, Transporte Escolar, Material Pedagógico, Remoção e Atribuição, e também Suprimentos e Serviços Públicos.

“Dentro disso, há dados úteis como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), número de escolas que são atendidas com água fornecida pela concessionária local ou por poço artesiano, por exemplo”, explica Cleuza.

A ideia do site, segundo ela, foi concentrar esforços nas questões cotidianas dos gestores que impactam nas unidades escolares, nos estudantes e na comunidade. “Pautados sempre na transparência, o mais importante é vincular investimento à aprendizagem dos alunos”, acredita.

O acesso ao ambiente virtual é disponibilizado gratuitamente aos dirigentes e outros membros da equipe municipal de Educação. Durante esta semana, os representantes da Undime estarão reunidos para se familiarizarem com o sistema e depois repassarem as orientações aos secretários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário