sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Centro de apoio pedagógico terá novos pólos em Búzios, RJ



O Centro de Apoio Pedagógico  (CAAP)
 foi criado com a finalidade de oferecer apoio a todos os estudantes portadores de distúrbios de aprendizagem na cidade de Armação de Búzios, na Região dos Lagos do Rio, ganhará dois novos pólos que servirão de suporte às atividades da matriz em Manguinhos. A proposta  é de ampliar a rede de atendimento aos alunos que necessitam de cuidados especiais. Atualmente, o Centro atende a cerca de 70 jovens mas a meta é que o número de vagas duplique com os novos espaços.
 Segundo estatísticas da rede municipal de ensino de Armação dos Búzios, cerca de 130 estudantes estão cadastrados para atendimento no CAAP. A tendência,  é que este número aumente ainda mais, a partir do próximo mês, com o retorno às aulas.
 No Centro, são atendidos alunos com os quatro tipos de deficiência - auditiva, visual, física e intelectual, além de transtornos globais de desenvolvimento, como autismo – que recebem toda a assistência de profissionais das áreas de serviço social, arteterapia e psicopedagogia, dentre outras. O atendimento é feito no contra-turno (horário em que o aluno não está em aula), com apoio de um veículo selecionado, que transporta os estudantes para o CAAP. A seleção e cadastro dos jovens é feita pelos próprios educadores, a partir da observação do comportamento destes alunos em sala de aula.

 Também dentro da proposta de garantir uma educação de inclusão, a Prefeitura de Armação dos Búzios pretende adequar as escolas aos portadores de necessidades especiais, criando espaços para mobilidade e oferecendo recursos multimídia que auxiliem um aprendizado eficaz para estes alunos.

Fonte na íntegra G1

Um comentário:

  1. Uma excelente iniciativa e fundamental para a Educação Pública, do governo municipal de Búzios.

    ResponderExcluir